Foco e escopo da revista

A Revista Cerrados configura-se como um veículo de divulgação do pensamento teórico literário, publicada semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da UnB.

Objetivos:

Visa a incorporar as contribuições do pensamento científico na área das literaturas e das áreas afins do conhecimento, que enriqueçam as fronteiras das Ciências Humanas na interdisciplinaridade necessária aos estudos acadêmicos contemporâneos.

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Sobre a Revista

A Revista Cerrados, publicação do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília, divulga estudos de caráter teórico ou aplicado na área de Literatura, sob forma de artigos e, eventualmente, traduções, entrevistas e resenhas. Para serem submetidos ao Conselho Editorial, os trabalhos, que podem ser redigidos em português, espanhol, inglês e francês.

Histórico

A Revista Cerrados é uma publicação do Programa de Pós Graduação em Literatura da Universidade de Brasilía, está consignada com o QUALIS como Nacional B1 e disponibiliza uma versão on line on line a partir do número 23, referente ao 1º semestre de 2007 . O primeiro número, publicado em 1992, pela Thesaurus Editora, foi organizado pelo Prof. Dr. Danilo Lôbo; tendo como temática o persurso da poesia (POESIA: PERCURSO) e contava, em seu conselho editorial, com os professores Cassiano Nunes, Eva Aparecida Pereira Seabra da Cruz, Domingos Carvalho da Silva, José Santiago Naud e Marcelo Paiva Souza. A Revista Cerrados, desde o primeiro número, recebeu relevantes contribuições de pesquisadores nacionais e internacionais, tornando-se, em pouco tempo, um importante e reconhecido veículo de divulgação da produção científica na área das Literaturas e das áreas afins do conhecimento. O professores que assumiram em diferentes momentos a editoria da Revista contaram, sempre, com a incansável colaboração dos atuantes membros das sucessivas Comissões Executivas, do Conselho Editorial Consultivo e dos coordenadores do programa. A Editoria da Revista Cerrados está desde maio de 2014 sob a chefia da Profª Drª Cláudia Falluh Balduino Ferreira, Editora-Chefe, que juntamente com o Conselho Executivo da Revista conduz a organização das publicações em parceria com professores convidados e credenciados no Programa de Pós Graduação e funcionários do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília.

Normas de Publicação

 

Revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura
 

A Revista Cerrados, publicação do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília, divulga estudos de caráter teórico ou aplicado na área de Literatura, sob forma de artigos e, eventualmente, traduções, entrevistas e resenhas. Para serem submetidos ao Conselho Editorial, os trabalhos, que podem ser redigidos em português, espanhol, inglês e francês, devem atender às seguintes exigências:

 

1. Os artigos devem ser inéditos.

2. A simples remessa de originais implica autorização para publicação. Os artigos publicados passam a ser propriedade da revista, não lhes cabendo nenhuma remuneração a título de direito autoral; sua reprodução, total ou parcial, fica sujeita à autorização do editor-chefe.

3. As idéias contidas nos trabalhos são de absoluta responsabilidade dos autores.

4. A editoria da Revista Cerrados divulgará, semestralmente, chamada para artigos nos seguintes endereços eletrônicos: www.unb.br/il/tel e http://let.unb.br/poslit/. Prazos serão estipulados para o envio dos artigos e, se necessário, poderão ser prorrogados.

5. Os artigos serão submetidos à apreciação de dois pareceristas. No caso de haver um parecer contrário, o conselho editorial enviará o trabalho a um terceiro consultor.

6. Os autores dos trabalhos aceitos para publicação receberão três exemplares do número da Cerrados em que seu texto tiver sido publicado.

7. Os autores cujos trabalhos não forem aprovados para publicação serão comunicados a respeito. 

8. Os artigos devem ser padronizados da seguinte forma:

a) Tamanho da página: mais ou menos 45 linhas de cerca de 70 toques por linha, em espaço simples.

b) Tipo de letra: Times New Roman, corpo 12.

c) Espaçamento: espaço simples entre linhas e parágrafos; espaço duplo entre partes do texto e entre textos e exemplos, citações, tabelas etc.

d) Adentramento: parágrafos, exemplos, citações: um toque na tecla TAB (= cerca de cinco espaços).

e) Tabelas, ilustrações (p&b) e anexos devem ser entregues prontos para serem fotografados; para anexos de textos já publicados, incluir referência bibliográfica completa.

f) As referências (somente para trabalhos efetivamente citados no texto) devem ser dispostas da seguinte forma:

- Livros:

SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Local de publicação: Editora, ano de publicação, página citada (p. ) ou páginas citadas (p.).

Ex.: COELHO, José Teixeira. Moderno pós-moderno São Paulo: Iluminuras, 2001, p. 66.

- Capítulos de livro:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo (sem destaque). preposição In: SOBRENOME, Nome (org.). Título do livro em itálico. Local de publicação: Editora, data, página citada.

Ex.: LAJOLO, Marisa. Circulação e consumo do livro infantil brasileiro: um percurso marcado. In: KHÉDE, S. S. (Org.). Literatura infanto-juvenil: um gênero polêmico. 2ª ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986. p. 43-56.

- Artigos de periódico:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo (sem destaque). Título do periódico em itálico, volume e número do periódico, Local, mês (abreviado) e ano de publicação, página citada.

Ex.: LOBO, Luiza. Tradição e ruptura na crítica no Brasil: da sobrevivência da arte e do literário. Revista Literatura e Cultura. v. 2, n.2, p. 1-10, 2002.

- Teses Acadêmicas:

SOBRENOME, Nome. Título da tese em itálico: subtítulo. Tipo de trabalho: dissertação ou Tese (Mestrado ou Doutorado, com indicação da área do trabalho) – vinculação acadêmica, local e data de apresentação da defesa, mencionada na folha de apresentação (se houver), página citada.

Ex: MACHADO, Maria Clara Tomaz. Cultura popular e desenvolvimento em Minas Gerais: caminhos cruzados de um mesmo tempo (1950-1985). Tese (doutorado em História Social) FFLCH –USP, São Paulo, 1998, p. 40.

- Documentos eletrônicos:

AUTOR(ES) . Denominação ou Título: subtítulo. Indicações de responsabilidade. Data. Informação sobre a descrição do meio ou suporte.

Obs.: para documentos on-line, são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinas < >, precedido da expressão “disponível em”e a data de acesso ao domento, precedida da expressão

g) As indicações bibliográficas no corpo do texto deverão se restringir ao último sobrenome do autor, à data de publicação e à página, quando necessário. Ex: (JAMESON, 1997, p. 32)

h) As notas devem ser reduzidas ao mínimo e colocadas no pé da página. As remissões para o rodapé devem ser feitas por números, na entrelinha superior.

9. Os trabalhos não podem ter uma extensão inferior a oito, nem superior a vinte páginas, incluídos referências, notas, resumos, gráficos e ilustrações.

10. Os trabalhos devem também conter – obedecendo à seqüência indicada – os seguintes dados:

a) Título em português, com sua tradução para o inglês, ou na língua estrangeira em que foi escrito o artigo, com sua tradução em português; centralizado, em maiúsculas, sem negrito ou grifo, na segunda linha da primeira página (nas páginas seguintes, digitar desde a primeira linha).

b) Resumo: o texto deverá vir acompanhado de um resumo na língua em que foi escrito, colocado após o nome do autor, e de um resumo em inglês (abstract). O resumo não poderá ultrapassar oito linhas (80 palavras).

As palavras RESUMO e ABSTRACT devem vir em maiúsculas, seguidas de dois pontos, três linhas abaixo do nome do autor, sem adentramento. Na mesma linha, iniciar o texto do resumo ou do abstract.

c) Palavras-chave: na língua utilizada no artigo e em inglês (keywords) – no máximo cinco.

Padrão para Palavras-chave: Palavra1. Palavra2. Palavra3. Palavra4. Palavra5.

11. A desconsideração das normas implicará a não-aceitação do trabalho.

12. Incluir as referências bibliográficas no campo da plataforma indicado.

Endereço:

Cerrados: Revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura

Universidade de Brasília – Departamento de Teoria Literária e Literaturas
Campus Universitário Darcy Ribeiro, ICC Ala Sul , Bloco B1 Sala 011/64, Asa Norte
CEP 70.910-900 - Brasília - DF
 
Contatos: Tel: (61) 31077204
Fax: (61) 31077203
 

Blog

Conheça em nosso Blog as novidades e atualidades da Revista Cerrados. http://revistacerradosunb.blogspot.com.br/

Próximos números 

REVISTA CERRADOS vol. 27, nº 48, ano 2018

Chamada para Publicação (PRORROGADA ATÉ 15/12/2018)
 
Editor Chefe: Prof. Dr. André Luís Gomes
Organização deste número: 
Prof. Dr. Clóvis Meireles Nóbrega Júnior (IFB/CRFI)
Prof.ª Dr.ª. Maria Isabel Edom Pires (TEL/UNB)

A Editoria da Revista Cerrados, Qualis B1, do Programa de Pós- Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB), abre chamada para artigos do Volume 27, Número 48, de 2018 intitulado: "SAMUEL RAWET - ENTRE O MAR E AS CIDADES: TRÂNSITOS MIGRATÓRIOS, CULTURAIS E IDENTITÁRIOS NA OBRA DO ESCRITOR"
 
Data limite para envio de artigos: 15 DE DEZEMBRO DE 2018

Em 2019, mais especificamente, no dia 23 de julho, o escritor Samuel Rawet, judeu- polonês, radicado no Brasil, completaria 90 anos. Passados 35 anos de sua morte, em pleno século XXI, sem muito esforço, podemos constatar o que acreditamos ser uma significativa contradição: embora a obra de Samuel Rawet seja de singular importância para a literatura brasileira contemporânea, a fortuna crítica acerca de sua produção escrita (ficção, ensaios e outros) ainda é bastante modesta. Mesmo se levarmos em consideração que parte de sua obra tenha sido reunida e publicada em 2004, as lacunas ainda são grandes.

Partindo dessa constatação e por ocasião do 90º aniversário de nascimento do autor, a revista Cerrados coloca em destaque, em seu próximo número, um dossiê em homenagem ao referido escritor: Samuel Rawet - entre o mar e as cidades: trânsitos migratórios, culturais e identitários na obra do escritor.   Tal dossiê foi pensado tendo em vista os diversos trânsitos culturais, espaciais e sociais com os quais o escritor marcou sua presença/ausência na literatura brasileira contemporânea.

O dossiê aceitará artigos que enfoquem a obra de Samuel Rawet considerando as múltiplas possibilidades abarcadas pelo título do dossiê. Convém, ainda, atentar-se para alguns dos temas daí decorrentes: 

  1. Os sentidos da imigração na obra;
  2. Os trânsitos entre identidades culturais e religiosas;
  3. Os trânsitos entre afetividades;
  4. A deambulação como estratégia de expressão;
  5. A relação de sua obra com outras artes e/ou outras áreas do conhecimento;
  6. A crítica à obra: da recepção aos dias atuais;
  7. O ensaio, a crônica e o teatro em Samuel Rawet;
  8. Diálogos entre recursores e seguidores.

Em outra visada, não menos importante, serão aceitos trabalhos que investiguem os prefaciadores da sua obra; as suas entrevistas; os verbetes de dicionário onde constam o seu nome; as antologias, ou uma história das antologias, de que participou; e as muitas críticas de rodapé.

Assim, este número da revista Cerrados objetiva apontar caminhos temáticos, críticos e bibliográficos sobre a obra do escritor, no intuito de ampliar o debate sobre ela, sempre buscando traçar uma trajetória crítica e visando um público cada vez maior de leitores. Além de contribuir, é claro, para ampliação da fortuna crítica de Samuel Rawet.

Pretende-se, ainda, com essa publicação, fomentar o Acervo Samuel Rawet que vem sendo construído por nós, pesquisadores da Universidade de Brasília e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - Campus Riacho Fundo, assunto sobre o qual trataremos mais detidamente na apresentação desse dossiê.

Ao menos um dos autores da contribuição enviada deverá ter a titulação de doutor.

Em face de migração para a nova plataforma, solicitamos que:

TODAS AS SUBMISSÕES DEVEM SER FEITAS PELA URL http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/cerrados, a maioria dos cadastros foi importada, mas caso não consiga fazer o login, mesmo após a recuperação de senha, será necessário fazer novo cadastro, incluindo a afiliação e o ORCID (https://orcid.org/register).