Considerações para uma Pedagogia Vocal Relacional
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42945Palavras-chave:
Voz, Pedagogia Vocal, Canto Relacional, Teatro, Voz em cenaResumo
Este artigo é parte integrante da dissertação de mestrado intitulada: Território inseguro: Práticas para um Canto Relacional na formação vocal do ator. Trata-se de uma abordagem pedagógica sobre como a voz cantada pode gerar uma possível transformação do sujeito que canta ou que se sente bloqueado para cantar. Reflete-se também, sobre como tal prática pode auxiliar o ator em formação a superar possíveis aprisionamentos derivados de aspectos virtuosos do canto, através de um diálogo entre as vivências praticadas no grupo de pesquisa e extensão Casa Aberta da Universidade Federal de São João del Rei, em diálogo com os estudos de Jorge Larrosa Bondía e Cassiano Quilici.
Downloads
Referências
BONDIA, Jorge. Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência In: Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n° 19, jan/abr, 2002.
GROTOWSKI, Jerzy. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski. São Paulo: Perspectiva, 2007.
MOTTA LIMA, Tatiana. Palavras Praticadas. São Paulo: Perspectiva, 2014.
QUILICI, Cassiano Sydow. O Ator Performer e as poéticas da transformação de Si. São Paulo: Annablume, 2015.
QUILICI, Cassiano Sydow. O treinamento do ator/performer e a “inquietude de si” In: Anais da ABRACE. v. 09, nº 1, 2008. [artigo completo] Trabalho apresentado no V Congresso da Associação Brasileira de Pesquisas e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2008b, Belo Horizonte.
QUILICI, Cassiano Sydow. Askhesis: elementos para uma genealogia da noção de treinamento In: Anais da ABRACE. v.13, nº 1, 2012. Mesa Temática no VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisas e Pós-Graduação em Artes Cênicas, São Paulo: Universidade Estadual de Campinas, Porto Alegre.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.