Miau, de Victor Flusser
os desafios da reconstrução e montagem de uma obra
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42300Palavras-chave:
Educação musical contemporânea, Voz infantil e juvenil, Práticas criativas, Técnicas de gravação e mixagem, Música à distânciaResumo
Este artigo traz reflexões, questões e soluções relacionadas à montagem de Miau, de Victor Flusser, e mostra sua adaptação ao ambiente virtual. É uma experiência em processo, desenvolvida pelo G-pem - Grupo de Pesquisa em Educação Musical da Unesp. O texto inspirou-se na ideia de rizoma (Deleuze; Guattari, 2017) e com ele buscou-se um caminho do “eu” ao “nós”. Ele contém: Introdução, descrição da estrutura da obra; ponderações acerca da base-guia que orienta as gravações; questões relacionadas ao Cânone Gestual; especificidade das vozes infanto-juvenis; descrição de técnicas utilizadas na produção do áudio. Em todos os segmentos apontam-se questões surgidas e soluções encontradas.
Downloads
Referências
DAFFERN, Helena; BALMER, Kelly; BRETON, Judas. Cantando juntos, mas separados: a experiência de membros e facilitadores do coral do Reino Unido durante a pandemia de Covid-19. Fronteiras em psicologia, p. 303, 2021.
DELEUZE, Gille; GUATTARI, Felix. Mil Platôs Capitalismo e Esquizofrenia 2. Vol. 1. 2ª Ed. 2ª Reimpressão. Editora 34. São Paulo: 2017.
EREN, H. C.; ÖZTUG, E. K. The implementation of virtual choir recordings during distance learning. Cypriot Journal of Educational Science. 15(5), 2020. pp. 1117-1127. https://doi.org/10.18844/cjes.v15i5.5159 .
FLUSSER, Victor; GAILLAGUET, Gérard. Miaouh Miau. Lyon: Mômeludies, n.d.
GABORIM MOREIRA, A. L. I.; EGG, M. de S. Cantando na escola: caminhos e possibilidades para a educação vocal. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 19, n. 19, p. 34-56, 2018. DOI: 10.5965/2358092519192018034 . Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/13128.
GOVER, Matan et al. Choir Singers Pilot-An online platform for choir singers’ practice. 2021.
GRUSHKA, Kathryn et al. A Virtual Choir Ecology and the Zoom-machinic: Visual Technologies as a Panacea for Social Isolation. Video Journal of Education and Pedagogy, v. 5, n. 1, pp. 1-16, 2021.
LEIPER, Tara. A Study of the Impact on Health and Wellbeing of Amateur Choir Singers as Face-to-Face Group Singing Moved Online. Voice and Speech Review, pp. 1-18, 2021.
RAKASIWI, Lukas Gunawan Arga; GHUFRON, Anik. The Implementation of Zoom Cloud Meeting on Choir Learning in the Covid-19 Pandemic. In: 5th International Conference on Arts Language and Culture (ICALC 2020). Atlantis Press, 2021. pp. 6-13.
TIBA, Içami. Quem ama, educa. São Paulo: Editora Gente. 2002.
WEGNER, Ana; FEITOSA, Charles; DORDETE; Daiane; MUNDIM, Tiago. Editorial/Dossiê Temático. Voz e Cena, v. 02, n. 02, julho-dezembro/2021 - pp. 06-08. ISSN: 2675-4584 - Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/41227 .
WEGNER, Ana Cristine; UHIARA, Rafaella. A Voz do ator em ambiente digital: entrevista com os sonoplastas e formadores da SP Escola de Teatro Edézio Aragão, Gregory Slivar e Raul Teixeira. Voz e Cena, v. 02, n. 02, julho-dezembro/2021 - pp. 194-211. ISSN: 2675-4584 - Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/40320 .
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.