Eros nell’abisso
Lulu di Alban Berg, descensus ad inferos
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i01.36707Palavras-chave:
Alban Berg, Lulu, Edvard Munch, Eros, AlienazioneResumo
Nella Mitteleuropa dei primi decenni del XX secolo, sempre più irretita dai miti dell’ascesa economica e del capitale, il moralismo perbenista della società borghese assediava la dimensione psicologica femminile stringendola in una sorta di “pedagogia del divieto”, che ne mortificava l’affettività e l’espressione della sessualità. La Lulu di Alban Berg attraversa questa dimensione come un’ombra tragica, e si fa icona della contraddizione che lacera, fino a sfigurarlo, l’eros femminile.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Alban Berg: il maestro del minimo passaggio. Milano: Feltrinelli, 1983.
ALESSANDRINI, Marco. La mente spiegata da Edvard Munch: psicoanalisi in dialogo con un artista. Roma: Magi, 2009.
EGGUM, Arnold. Munch: la vita e le opere. Milano: Jaca Book, 1985.
HALL, Patricia. A View of Berg’s Lulu Through the Autograph Sources. Berkley: University of California Press, 1996.
HALL, Patricia. Berg’s Wozzeck. New York: Oxford University Press, 2011.
HEADLAM, Dave. The Music of Alban Berg. New Haven: Yale University Press, 1996.
JARMAN, Douglas (ed. by). Alban Berg: Lulu. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
LANGER, Tanja. L’anima inquieta: il male di vivere di Edvard Munch. Milano: Mondadori Electa, 2017.
NOTLEY, Margaret. Taken by the Devil: Censorship, Frank Wedekind, and Alban Berg’s Lulu. New York: Oxford University Press, 2019.
SALVETTI, Guido. Storia della Musica, Vol. 10. Torino: EDT, 1991.
WEDEKIND, Frank. Lulu: Lo spirito della terra, Il vaso di Pandora. Milano: Mondadori, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.