Tejiendo voces

polifonía en el grupo Oficcina Multimédia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45512

Palabras clave:

Proceso de creación, Polifonia, Grupo Oficcina Multimédia

Resumen

Este texto presenta reflexiones sobre la polifonía en el grupo Oficcina Multimédia, de Belo Horizonte. Através de una investigación documental en los cuadernos de proceso de la directora Ione de Medeiros, discutimos la presencia de la polifonía en el proceso de creación en los primeiros doce años del grupo y el carácter formativo de las prácticas de ensayo que orientan la escena polifónica del grupo, en diálogo con las proposiciones de escena e actuación polifónica, a partir de Ernani Maletta (2016). También se señala la posible correlación a establecer-se entre polifonía y transdiciplinariedad.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mônica Medeiros Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

Doutora em Artes-PPG Artes da EBA/UFMG. Possui Graduação e Mestrado em Letras/UFMG. Especialista em Neurociências e Comportamento pelo /ICB-UFMG e Neuropsicologia pela FUMEC. Atriz e dançarina, preparadora corporal , diretora Professora Associada do departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG, com atuação no curso de Graduação em Teatro. Professora permanente da Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG . Coordenadora da Pós Graduação em Artes da EBA/UFMG (2018-2020). Diretora Adjunta de Ação Cultural da UFMG (2019- 2022). Membro pesquisador do grupo de pesquisa IMPROLAB e do CRIA: Artes e Transdisciplinaridade, do qual é vice lider. Pesquisa processos de criação em artes da cena, improvisação em dança; práticas do corpo e epistemologias nas artes e humanidades. Coordenadora do LECAC - Laboratório de Estudos do Corpo nas Artes da Cena. Membro Pesquisador da ABRACE-Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas. Pró-reitora adjunta de Cultura da UFMG.

Cássio Eduardo Viana Hissa, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), Mestrado em Demografia pelo CEDEPLAR - Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (1990), Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), Pós-Doutorado em Epistemologia e Sociologia pelo CES - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2006). Formação livre: filosofia e artes. É Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha principalmente com os seguintes temas: Território, cultura e sociedade; Epistemologia da Geografia; Diálogo entre conhecimentos, saberes e práticas.

Citas

HISSA, Cássio E.V. A mobilidade das fronteiras: inserções da geografia na crise da modernidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

MALETTA, Ernani. A interação música-teatro sob o ponto de vista da polifonia. Polifonia, Cuiabá, MT, v. 21, n. 30, pp. 29-54, Jul-Dez. 2014. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/issue/view/160. Acesso em 15 de setembro de 2022.

MALETTA, Ernani. Atuação polifônica: princípios e práticas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2016.

MEDEIROS, Ione de. Grupo Oficcina Multimédia: 30 anos de integração das artes no teatro. Belo Horizonte: I.T. Medeiros, 2007.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Trad. Do francês Eliane Lisboa. Porta Alegre: Sulina, 2005.

PAOLIELLO, Guilherme. A circulação da linguagem musical: o caso da Fundação de Educação Artística (FEA-MG). Belo Horizonte: Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação/UFMG, 2007. Tese em Educação.

Publicado

2022-12-31

Cómo citar

Ribeiro, M. M., & Hissa, C. E. V. (2022). Tejiendo voces: polifonía en el grupo Oficcina Multimédia. Voz E Cena, 3(02), 14–26. https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45512

Número

Sección

Dossier Temático - Artículos

Categorías