Venturoso Corpo-Voz

relato-memorial de uma experiência de pesquisa, experimentação e formação artística em performance vocal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i01.31647

Palabras clave:

performance vocal, Roy Hart, pesquisa, experimentação, formação artística

Resumen

Relato-memorial que remonta cronologicamente uma experiência de pesquisa, experimentação e formação artística em performance vocal, sediada na Casa das Artes, unidade da Fundação Cultural do Estado do Pará-Belém. A experiência referida possuía como fundamento ético e poético proposições do trabalho sobre voz desenvolvido por Roy Hart e desenvolvido por Linda Wise e Enrique Pardo no grupo Panthéâtre (França). Ressalta-se a narrativa do trânsito entre procedimentos advindos da herança Roy Hart e a passagem para o investimento em práticas laboratoriais e modos de organização colaborativa do processo de criação e formação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thales Branche Paes de Mendonça, Universidade Federal do Acre - UFAC, Rio Branco/AC, Brasil

Músico, ator e professor-pesquisador na área de voz e processos de criação na UFAC. Possui doutorado em artes cênicas pela UFBA com estágio sanduíche na Universidade de Paris X. Atualmente está em processo de formação para aquisição da certificação internacional Roy Hart de pedagogia vocal. 

Citas

BACKES, Laura Beatriz. Voz e Emoção: provocações a partir de Wolfsohn, Roy Hart e Pantheatre. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, 2010. Disponibilidade e acesso: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/26996. Consultado em 14/06/2020.

BARBA, Eugênio. Rumo a um teatro santo e sacrílego. In: O teatro laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. Textos e matérias de Jerzy Grotowski e Ludwik Flaszen com um escrito de Eugênio Barba; curadoria de Ludwik Flaszen e Carla Pollastrelli com a colaboração de Renata Molinari; tradução para o português de Berenice Raulino. São Paulo: Perspectiva: Edições SESC SP; Pontedera, IT: Fondazione Pontedera Teatro, 2010.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Obras escolhidas, 1. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. 7. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Revista Sala Preta, v. 08, São Paulo: 2008. Disponibilidade e acesso: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57370. Consultado em 14/06/2020.

FERNANDES, Ciane. Movimento e Memória: Manifesto da Pesquisa Somático-Performativa. In: Anais do VII Congresso da ABRACE. Porto Alegre, 2012. Disponibilidade e acesso: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/2546, consultado em 14/06/2020.

GARRAMUÑO, Florencia. Frutos Estranhos: sobre a inespecificidade da estética contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

MAFFESOLI, Michel. Le temps des tribus: le déclin de l’individualisme dans les sociétés de masse. Paris (França): Méridiens Klincksieck, 1988.

PAREYSON, Luigi. Estética: Teoria da Formatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

RIVERA, Ramón Bentes Machado. Retrocedendo em progresso: dissecando a simbologia pessoal do ator no processo de criação do espetáculo O tudo anexo. Dissertação (Mestrado e Artes) - Universidade Federal do Pará. Belém, PA, 2017. Disponibilidade e acesso: http://www.ppgartes.propesp.ufpa.br/IMAGENS/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20RAMON%20RIVERA.pdf. Consultado em 14/06/2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

Publicado

2020-06-29

Cómo citar

Mendonça, T. B. P. de. (2020). Venturoso Corpo-Voz: relato-memorial de uma experiência de pesquisa, experimentação e formação artística em performance vocal. Voz E Cena, 1(01), 169–193. https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i01.31647

Número

Sección

Artículos - Flujo Continuo

Artículos más leídos del mismo autor/a