The Actor and Augmented Listening

A Sonic Weaving of Voices in The Bacchae of Euripides

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i02.34322

Keywords:

Synthetic Voices, Act of Listening, Cantor Digitalis, Digital Sound Technologies, Voice and Speech Training

Abstract

This paper discusses the dynamic between digital tools and the actor’s ability to listen. It presents the results of the workshop Voices on Stage: An Approach to Ancient Greek Tragedy in the Digital Era (Athens, 2018) which confronts the actor to different layers of voice (direct, amplified, and synthetic). Through those experiments and their analysis, one will demonstrate how listening to synthetic voices can reinforce the actor’s sensibility to voice, stimulate his/her’s other senses and transform the act of listening into a tactile and visual experience.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Cristine Wegner, Université de Poitiers - UP, Poitiers, França

doutora em Artes Cênicas (2017) pela Université Paris 8 em cotutela de tese com Universidade de São Paulo. É formada em Licenciatura em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (2003). Suas pesquisas e publicações abordam a voz nas artes cênicas em perspectivas estéticas, criativas e pedagógicas. Atualmente leciona na Université de Poitiers (como Attachée Temporaire d’Enseignement et de Recherche). Concebeu e coorganizou o colóquio internacional "Pratiques de la voix sur scène, de l'apprentissage à la performance vocale" (2015). Atuou em diversas companhias entre elas, a Companhia Silenciosa (Curitiba), da qual foi cofundadora. Tem experiência com dublagem e voz-off. Desenvolve atualmente um projeto de Novação aprovado pela CAPES.  

Chloé Larmet, École Universitaire de Recherche ArTeC - EUR ArTeC, Université Paris Nanterre Paris, França

docente e crítica teatral, especialista em estéticas cênicas contemporânea e na dimensão sonora do teatro. Em 2016, defendeu a tese “Expériences de voix. À l’écoute de Krystian Lupa, Christoph Marthaler, Joël Pommerat, Claude Régy et Anatoli Vassiliev” (Experiências da voz. À escuta de Krystian Lupa, Christophe Marthaler, Joël Pommerat, Claude Régy e Anatoli Vassiliev). Publicou diversos capítulos de livros, mais de vinte artigos em revistas como Théâtre/Public e Alternatives Théâtrales e participou da organização de vários eventos acadêmicos internacionais dedicados à voz e suas práticas. Faz atualmente uma pesquisa de pós-doutorado na École Universitaire de Recherche ArTeC ”“ EUR ArTeC e na Université Paris Nanterre (França) sobre a noção de “esquizofonia”.

Christophe D'Alessandro, Sorbonne Université & Centre National de la Recherche Scientifique - CNRS, Paris, França

pesquisador, músico, diretor de pesquisa no CNRS (responsável pela equipe Lutheries-Acoustique-Musique [Luterias-Acústica-Música] do Instituto Jean Le Rond d’Alembert, Sorbonne Université,Paris) e organista titular da igreja Sainte-Élisabeth (Paris). Publicou inúmeros trabalhos em ciências da fala e da voz, interfaces Humano-Máquina, tratamento de sinal, fonética acústica, informática musical, acústica musical, organologia. Convidado regularmente para concertos, tem gravações para disco, rádio e televisão. Sua criação musical associa improvisação, composição e construção de instrumentos. Suas pesquisas atuais, da organologia à performance, abordam o clavicórdio, o órgão aumentado, o controle gestual da música eletrônica e a síntese vocal.

Roberto Moura, Conservatoire de Lausanne, Suíça

cantor, preparador vocal e educador somático Feldenkrais. Formado em canto pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e pelo Conservatório de Lausana (Suiça) e em educação musical pela Université Paris XI. Formado igualmente pelo IFELD ”“ Institut de formation Feldenkrais (Lyon, França). Foi professor do Conservatório de Bobigny e atuou como professor de canto e regente de corais na França, entre eles o coro infantil da Maîtrise de Radio France. Foi convidado para várias edições do Festival de Patrimonio - Corsega, festival de práticas vocais da tradição oral, atuando como cantor e professor de canto.  No Brasil, foi preparador vocal de espetáculos como Garrincha ”“ a street Opera de Robert Wilson (2016) e Tchekhov é um Cogumelo, (2017) de André Guerreiro Lopes.

References

BARDIOT, Clarisse. Que sont les “digital performances” ? Leonardo/Olats, février 2013 Disponible em ligne : http://archive.olats.org/livresetudes/basiques/artstechnosnumerique/1_basiquesATN.php - Consulté le: 20, sept., 2020.

BARTHES, Roland. L’Obvie et l’obtus. Paris: Seuil, 1982.

BELLER, Grégory. L’IRCAM et la voix augmentée au théâtre : les nouvelles technologies sonores au service de la dramaturgie. L’Annuaire théâtral (Dossier: Écouter la scène contemporaine), N° 56-57, 2014/ 2015, pp. 195-205.

BIERL, Anton. Maenadism as self-referential chorality in Euripides’ Bacchae. In: GAGNÉ, Renaud; GOVERS HOPMAN, M. Choral Mediations in Greek tragedy, Cambridge: Cambridge University Press, 2013, pp. 211-226.

CALAME, Claude. La tragédie chorale. Poésie grecque et rituel musical. Les Belles Lettres, 2017.

D’ALESSANDRO, Christophe; DELALEZ, Samuel; DOVAL, Boris; FEUGERE Lionel; PERROTIN, Olivier. Les instruments chanteurs. Acoustique et Techniques, Neuilly-sur-Seine, Centre d’information et de documentation sur le bruit, vol 89, 2019, pp. 36-43. Disponible em ligne : https://halshs.archives-ouvertes.fr/IJLRDA-LAM/hal-02025861v1 - Consulté le: 20, sept., 2020.

D’ALESSANDRO, Christophe; DOVAL, Boris; DELALEZ, Samuel; WETZEL Victor; EXPERT Robert. Les doubles artificiels de la voix: Cantor digitalis et Vokinesis. La voix à double tranchant, Voix/Psychanalyse 2017, édition Solipsy, juin 2018, pp. 185-203.

FERAL, Josette; MAGRIS, Erica; DOYON, Raphaëlle; GAGNERE, Georges. La scène augmentée: Jeu de l’acteur, pratiques de création et modes de transmission. LABEX Arts H2H, 2014. Disponible en ligne: http://sceneaugmentee.labex-arts-h2h.fr/content/pr%C3%A9sentation-du-projet - Consulté le: 20, sept., 2020.

FEUGERE, Lionel; D’ALESSANDRO, Christophe; DOVAL, Boris; PERROTIN, Olivier; Cantor Digitalis: Chironomic Parametric Synthesis of Singing. EURASIP Journal on Audio, Speech, and Music Processing, 2017, 22, p.30.

GAVALOS, Giorgos (captation du spectacle de conclusion du workshop dirigé par D’ALESSANDRO, C.; LARMET, C.; MOURA R.; WEGNER, A.). Bacchae - Voices on Stage. Michael Cacoyannis Foundation, 2018. Disponible en ligne: https://youtu.be/LUpoQn6ewCw. Consulté le: 12, nov., 2020.

GAVALOS, Giorgos. Ancient Drama & Digital Era. Voices on Stage - Masks and Avatars. Michael Cacoyannis Foundation, 2018. Disponible en ligne: https://youtu.be/znj9hGdB90M - Consulté le: 12, nov., 2020.

LAM - Institut Jean Le Rond d’Alembert - Sorbonne Université (Chaîne YouTube). Disponible en ligne: https://www.youtube.com/playlist?list=PLLtJeamUQWz8pTfJsRuoJi1akXBRSWVMS. Consulté le: 12, nov., 2020.

LARMET, Chloé, WEGNER, Ana. Sounds of Digital Chorus. In: POULOU, Angeliki; RODOSTHENOUS, George, Greek Tragedy and the Digital, Bloomsbury editions, Ã paraître en 2021.

LARRUE Jean-Marc Larrue. Les révolutions de la voix: le théâtre, la radio et le parlant. Théâtre Public (Dossier Voix Words Words Words), n°201, juillet - Septembre 2011, pp. 38-43.

LINKLATER Kristin. Freeing the natural voice. Londres: Nick Hern Book, 2006.

STERNE Jonathan. The Audible Past, Cultural Origins of Sound Reproduction. Londres: Duke University Press, 2003.

VALERO Julie. A Utilização de Objetos Técnicos nas Criações Teatrais Contemporá‚neas. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 206-225, maio/ago. 2016. Disponible en ligne: http://www.seer.ufrgs.br/presenca - Consulté le: 20, sept., 2020.

VAN DRIE Melissa. Des modèles phonographiques pour des nouvelles voix théâtrales. Théâtre Public (Dossier Voix Words Words Words), n°201, juillet - Septembre 2011, pp.46-50.

WEGNER, Ana. Pedagogias da escuta: relações entre audição, voz, corpo e imaginário no trabalho do ator. Revista Moringa - Artes do Espetáculo, João Pessoa, v. 8, n. 1, jun. 2017, pp. 93-104. Disponible em ligne: https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa/article/view/34913 - Consulté le: 20, sept., 2020.

Published

2020-12-03

How to Cite

Wegner, A. C., Larmet, C., D’Alessandro, C., & Moura, R. (2020). The Actor and Augmented Listening: A Sonic Weaving of Voices in The Bacchae of Euripides. Voz E Cena (Voice and Scene), 1(02), 120–139. https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i02.34322

Issue

Section

Articles - Continuous Flow

Categories

Most read articles by the same author(s)