Os cuidados de Berna e Ventura
a produção de alteridade na composição coreográfico-musical
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45407Palavras-chave:
Música, Coreografia, Composição, Experiência, AlteridadeResumo
Neste artigo procede-se à ponderação de incidências conceituais sobre as práticas composicionais colaborativas experienciadas entre o autor e a coreógrafa portuguesa Clara Andermatt em três diferentes processos criativos. Trata-se de três obras que refletem um percurso de aprofundamento dos autores no âmbito da interpenetração expressiva entre música e movimento, alicerçada num dispositivo dramatúrgico comum. Deste modo se ensaia uma análise retrospectiva das condições dialógicas e empíricas dessas três criações, objetivando a compreensão da crescente produção de alteridade composicional entre os dois criadores.
Downloads
Métricas
Referências
AGAMBEM, Giorgio. O que e o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
BERGSON, Henri. Ensaio sobre os dados imediatos da consciência. Lisboa: Edições 70, 1988.
CALVINO, Italo. Palomar. Lisboa: Teorema, 1995.
CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. Lisboa: Editorial Teorema, 2006.
DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. São Paulo: Edições Graal, 2006.
GUMBRECHT, Heinrich. Produção de Presença. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2010.
HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2003.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo - Parte 1. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa, Orfeu Negro, 2012.
LUCAS, João. Os Psiquismos de Tristão Ventura . dialogia, experiência e alteridade na colaboração coreográfico musical. Brasília: Programa de Pós-Graduação/Universidade de Brasília, 2021. Tese (Doutorado em Artes Visuais).
RICOEUR, Paul. Soi-même comme un autre. Paris: Éditions du Seuil, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Voz e Cena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.