Os cuidados de Berna e Ventura

a produção de alteridade na composição coreográfico-musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45407

Palavras-chave:

Música, Coreografia, Composição, Experiência, Alteridade

Resumo

Neste artigo procede-se à ponderação de incidências conceituais sobre as práticas composicionais colaborativas experienciadas entre o autor e a coreógrafa portuguesa Clara Andermatt em três diferentes processos criativos. Trata-se de três obras que refletem um percurso de aprofundamento dos autores no âmbito da interpenetração expressiva entre música e movimento, alicerçada num dispositivo dramatúrgico comum. Deste modo se ensaia uma análise retrospectiva das condições dialógicas e empíricas dessas três criações, objetivando a compreensão da crescente produção de alteridade composicional entre os dois criadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Lucas, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

João Lucas (1964) é um pianista, compositor musical e pesquisador. Com vasta experiência na composição musical para artes performativas, colaborou com múltiplos coreógrafos e encenadores, tendo assinado a composição de música para mais de oitenta peças, várias delas premiadas nacional e internacionalmente.

Referências

AGAMBEM, Giorgio. O que e o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.

BERGSON, Henri. Ensaio sobre os dados imediatos da consciência. Lisboa: Edições 70, 1988.

CALVINO, Italo. Palomar. Lisboa: Teorema, 1995.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. Lisboa: Editorial Teorema, 2006.

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. São Paulo: Edições Graal, 2006.

GUMBRECHT, Heinrich. Produção de Presença. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2010.

HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2003.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo - Parte 1. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa, Orfeu Negro, 2012.

LUCAS, João. Os Psiquismos de Tristão Ventura . dialogia, experiência e alteridade na colaboração coreográfico musical. Brasília: Programa de Pós-Graduação/Universidade de Brasília, 2021. Tese (Doutorado em Artes Visuais).

RICOEUR, Paul. Soi-même comme un autre. Paris: Éditions du Seuil, 1990.

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

Lucas, J. (2022). Os cuidados de Berna e Ventura: a produção de alteridade na composição coreográfico-musical. Voz E Cena, 3(02), 83–106. https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.45407

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.