O palco sonoro de pod-dramas na perspectiva brasileira contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42320

Palavras-chave:

Audiodrama, Sonoridades, Podcast, Vozes, Pandemia

Resumo

A tendência na imersão em audiodramas indica uma emergente cultura que tem cada vez mais se adaptado às plataformas de streaming sonoro, potencializando um circuito que preconiza o lugar da escuta, ao invés da visão. Este artigo contextualiza o estado da arte da linguagem audiodramática na contemporaneidade, partindo-se da análise de alguns pod-dramas, espetáculos sonoros e trabalhos de pesquisa produzidos por companhias e artistas brasileiros entre 2018-2022.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Sacco Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Mestrando (bolsista CAPES) do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC/UFRGS). Professor de teatro, licenciado pelo Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Atua como ator e audiodescritor. 

Suzane Weber da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Professora Assistente no Departamento de Teatro e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC/UFRGS). PhD em Estudos e Práticas das Artes pela Université du Quebéc à Montréal (2010). Realizou estágio de pós-doutorado no Centre for Dance Research/Coventry University (Reino Unido).

Referências

BACHELARD, Gaston. O direito de sonhar. São Paulo: Difel, 1985.

BAUAB, Heloísa. AUdioFICções&ritMOS (Engenharias do verbo e do som). Revista USP (5), pp.105-108, março, abril, maio / 1990.

CHION, Michel. La Audiovisión. Trad. de Antonio L Ruiz. 1ª. ed. Barcelona: Paidós Ibérica, 1993.

FREDERICO, Celso. Brecht e a “Teoria do rádio”. Estudos Avançados, v. 21, n. 60, pp. 217-226, 2007.

GUARINOS, Virginia. Manual de narrativa radiofônica. Madrid: Síntesis, 2009

SCHLOTFELDT, Gabriela.; RODIGHERO, Mateus Mecca. A Relação do Podcast com o Audiodrama no Caso do Programa “Welcome to Night Vale”. Curitiba. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 40, 2017. [Anais]

SOMMER, Henrique Garcia. Criações artísticas para audiodrama. Porto Alegre: Graduação em Música Popular/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso.

SPRITZER, Mirna. O corpo tornado voz: a experiência pedagógica da peça radiofônica. Porto Alegre: Programa de Pós-graduação em Educação/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005. Tese (Doutorado em Educação).

SPRITZER, Mirna; GRABAUSKA, Raquel. Bem lembrado – Histórias do Radioteatro em Porto Alegre. Porto Alegre: AGE, 2002.

TEIXEIRA, Rodrigo. O teatro vivido por gente vivida: memórias a partir do audiodrama. Orientadora: Adriana Jorgge. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Departamento de Arte Dramática, Porto Alegre, 2018.

WEBER, Suzane; DANTAS, Mônica Fagundes; SCHUL, Eva; DUARTE, Robson; SEVERINO, Eduardo; TREVISAN, Luísa. 2020. I am/we are: Contemporary dance, somatics and new older bodies. Journal of Dance & Somatic Practices, v. 12, pp. 141-153, 2020.

Downloads

Publicado

27-06-2022

Como Citar

Teixeira, R. S. F. A. ., & Silva, S. W. da. (2022). O palco sonoro de pod-dramas na perspectiva brasileira contemporânea. Voz E Cena, 3(01), 76–96. https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42320

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.