O Naufrágio

instalação cênica baseada em A Tempestade de William Shakespeare e O Marinheiro de Fernando Pessoa

Autores

Palavras-chave:

O Naufrágio, O Marinheiro, A tempestade, Tecnologias de Som e Imagem, Multiplicidade

Resumo

O Naufrágio é uma instalação cênica criada a partir de trechos de A Tempestade de William Shakespeare e de O Marinheiro, de Fernando Pessoa. Na direção de Silvia Davini, os temas abordados em ambos textos enfatizam o valor do sonho à existência. As personagens shakespearianas, afeitas ao sonho e à magia, assim como os heterônimos de Pessoa figuram o especular jogo de atuação aberto por Sulian Vieira. Universos sonoros, inventados por César Lignelli, seduzem ou nauseam as personagens e plateia pelos devires da cena. Agenciando artesania e tecnologias digitais de som e imagem - que nos permitem circular nos limites da identidade, da ficção e da memória - O Naufrágio tensiona morte e potência criadora.

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Biografia do Autor

Sulian Vieira, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

Doutora em Arte pela Universidade de Brasília (2013), Mestra em Applied Theatre pela University of Manchester-RU (1999) e Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília (1995). Professora Adjunto da Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília nas graduações e pós-graduação nos eixos de voz, palavra e atuação, gêneros performáticos e a questão do estilo nos processos pedagógicos e estéticos para o teatro contemporâneo. Líder do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena.

Silvia Davini, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

Ph.D em Teatro pela University of London Queen Mary College (2000) e Licenciada em Música com Especialidade em Canto pelo Conservatório Municipal de Buenos Aires (1988). Pesquisadora, cantora, atriz e encenadora. Criadora do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena. Seu livro Cartografias de la Voz en el Teatro Contemporáneo. El caso de Buenos Aires a fines del siglo XX (2008), reconhecido com o XI Prêmio Teatro del Mundo, é a versão em espanhol de sua Tese de Ph. D Voice Cartographies in Contemporary Theatrical Performance: an economy of actor s vocality on Buenos Aires stages in the 1990s. O livro foi publicado em português em 2019 pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB). Sua última produção teatral foi em O Naufrágio como diretora, em 2010. Foi professora do Departamento de Artes Cênicas da UnB e pesquisadora credenciada em Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da UnB, até 2011, ano de seu falecimento. 

César Lignelli, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

Professor Associado de Voz e Performance do Departamento Artes Cênicas (CEN) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília (UnB). Pós-Doutor pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014-2015). Doutor em Educação e Comunicação, FE/UnB (2011); Mestre em Arte e Tecnologia, IDA/UnB (2007); Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000). Líder do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena.

Referências

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Publicado

21-12-2021

Como Citar

Vieira, S., Davini, S., & Lignelli, C. (2021). O Naufrágio: instalação cênica baseada em A Tempestade de William Shakespeare e O Marinheiro de Fernando Pessoa. Voz E Cena, 2(02), 258–282. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/40787

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