EXPANSÃO URBANA CARIOCA E UM NOVO CONCEITO DE MORADIA

O CASO DO CONDOMÍNIO RIO 2

Autores

  • Igor Ramos Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Condomínios fechados, Barra da Tijuca, Expansão urbana, Estilo de vida, Rio de Janeiro

Resumo

O crescimento do Rio de Janeiro em direção à Barra da Tijuca dotou aquela região de importante centralidade. Ao longo deste recente e rápido processo de expansão, generalizaram-se os condomínios fechados como modelo de moradia. Constituindo-se enquanto marca primária da urbanidade daquele espaço e das representações a ele associadas, os condomínios fechados são um elemento importante para se pensar a sociabilidade e o estilo de vida que ali se desenvolve. O presente trabalho busca fazer um estudo de caso de um empreendimento pioneiro nesse processo: o condomínio Rio 2, localizado em frente ao Parque Olímpico na Av. Abelardo Bueno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADEMI. Relatórios da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário, 2003 a 2013. Disponível em: http://www.ademi.org.br/. Acesso em: 12 de set. 2014.

BELTRÃO, K. I., CAMARANO, A. A., KANSO, S. et al.. Tendências demográficas do Município do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IPP/PCRJ, 2004.

DO RIO CALDEIRA, Teresa Pires. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. Editora 34, 2000.

FRÚGOLI JR, Heitor. Centralidade em São Paulo: trajetórias, conflitos e negociações na metrópole. Edusp, 2006.

LOUREIRO, E (coord.), DIAS, M.C. e CORREIA, P.B. Análise do licenciamento imobiliário na cidade.Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. In: Rio Estudos, No 284. Rio de Janeiro: NIU/CGTU/SMU/PCRJ, 2008.

OLIVEIRA, FL de. Condicionantes territoriais para a elaboração de estimativas populacionais para unidades submunicipais: considerações a partir do caso do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), 2008.

RAPOSO, Rita. Condomínios fechados, tempo, espaço e sociedade: uma perspectiva histórica. Cadernos Metrópole., v. 14, n. 27, p. 171-196, 2012.

SECRETARIA Municipal de Urbanismo (SMU) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Evolução da Ocupação e Uso do Solo 2009 – 2013. 2014.

VELHO, Gilberto. A utopia urbana: um estudo de antropologia social. Zahar, 1989.

Downloads

Publicado

31-01-2022

Como Citar

Ramos Carvalho, I. (2022). EXPANSÃO URBANA CARIOCA E UM NOVO CONCEITO DE MORADIA: O CASO DO CONDOMÍNIO RIO 2. Revista Textos Graduados, 8(1), 66–81. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/tg/article/view/41754