Teoria e Prática do Ensino de Antropologia no Ensino Médio

Contribuições a Partir de uma Experiência no PIBID/Sociologia da UFSC

Autores/as

  • Higor da Silva Martins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Renan Zemor Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palabras clave:

adolescência; ensino médio; ensino; antropologia; PIBID;

Resumen

Este relato de experiência busca trazer contribuições para o ensino de Antropologia no Ensino Médio, partindo do contexto de um programa de iniciação à docência na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As metodologias utilizadas foram as de revisão bibliográfica, análise documental e observação participante. Assim sendo, tentamos demonstrar o possível uso de uma etnografia sobre a adolescência como meio de facilitar o ensino dos conceitos de relativismo cultural e etnocentrismo para estudantes adolescentes. Aponta-se que os estudantes demonstraram maior interesse na exposição da etnografia supracitada frente às outras etnografias trabalhadas e que tal etnografia pode ser útil no ensino de Antropologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BOAS, Franz. "As limitações do método comparativo em antropologia social". In: Castro, Celso (org.). Antropologia Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

BOBBIO, Norberto. Estado, governo e sociedade: por uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

BOTTOMORE, Tom (org.) Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

CLASTRES, P. “A Sociedade contra o Estado”. In: ________. A Sociedade contra o Estado. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

______________. Do etnocídio. In: ________. Arqueologia da Violência - Pesquisas de Antropologia Política. São Paulo: Ed. Cosac & Naify, 2004.

CORRÊA, Crístia Gonçalves Lopes. A relação entre afeto e cognição: perspectivas teóricas. Psicologia Escolar e Educacional, Viçosa, v. 28, p. 1-9, ago. 2024.

COSTA, Hélen Cleire Luzardo Coutinho; SANTOS, Júlia Carolina da Costa. A relevância da afetividade no processo de aprendizagem. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 8, n. 55, p. 218-227, ago. 2021.

DURKHEIM, Émile. “Definição da Educação” e “Consequência da definição anterior: o caráter social da educação”. In: _____. Educação e Sociedade. Petrópolis: Vozes, 2011.

______________. O que é um fato social?. In: ____. Regras do Método Sociológico. 3° ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

______________. “Solidariedade mecânica ou por similitudes”. In: Da divisão do trabalho social. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

______________. “A solidariedade devida à divisão do trabalho ou orgânica”. In: Da divisão do trabalho social. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

EDUARDO, Octavio da Costa. O Ensino dos Conceitos Básicos da Etnologia. Sociologia, São Paulo, v. 6, n. 3, p. 327-336, set. 1949.

EMILIANO, Joyce Monteiro; TOMÁS, Débora Nogueira. Vigotski: a relação entre afetividade, desenvolvimento e aprendizagem e suas implicações na prática docente. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro, vol. 2, n. 1, p. 59-72, abril. 2015.

FREUND, Julien. “A sociologia compreensiva”. In: Sociologia de Max Weber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

GORENDER, Jacob. “Introdução". In: MARX, Karl. Marx – Os Economistas. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

KRADER, L. “Evolução, Revolução e Estado”. In: HOBSBAWN, E. História do Marxismo (1. O marxismo no tempo de Marx). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

LARAIA, Roque de Barros. “Como opera a cultura”. In: Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

MARX, Karl. Prefácio de “Para a Crítica da Economia Política”. In: Marx – Os Economistas. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. “Burgueses e Proletários” e “Proletários e Comunistas”). In: Dossiê Manifesto Comunista. Estudos Avançados v. 12, n.34, 1998.

MEAD, Margaret. “1. A adolescência em Samoa”. In: CASTRO, Celso (org.). Cultura e Personalidade: Ruth Benedict, Margaret Mead e Edward Sapir. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.

MONTEIRO, Patricia Verlingue Ramires; ROSSLER, João Henrique. A unidade afetivo-cognitiva: aspectos conceituais e metodológicos a partir da psicologia histórico-cultural. Psicologia , São Paulo, vol. 29, n. 2, p. 310-334, dez. 2020.

PARSONS, Talcott. “Durkheim e a teoria da integração dos sistemas sociais”. In: Gabriel Cohn (org.), Sociologia. Para ler os clássicos. Rio de Janeiro: Livros técnicos e científicos, 1977.

PRITCHARD, E.E. “El tiempo y el espacio”. In: _____. Los Nuer Barcelona: Anagrama, 1992.

WEBER, Max. Economia e Sociedade. Brasília: UnB, 1994.

Publicado

2025-05-29

Cómo citar

da Silva Martins, H., & Zemor, R. (2025). Teoria e Prática do Ensino de Antropologia no Ensino Médio: Contribuições a Partir de uma Experiência no PIBID/Sociologia da UFSC. Revista Textos Graduados, 10(1), 41–53. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/tg/article/view/54020