Ensinando Sociologia na Educação Básica
Relato de Experiência Docente
Palavras-chave:
Educação básica, Ensino da Sociologia, Formação de professoresResumo
Este artigo tem por objetivo divulgar a experiência prática de sala de aula obtida a partir da participação de duas acadêmicas do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina no PIBID realizado entre 2022 e 2023. As aulas foram realizadas em duas turmas de estudantes do segundo ano do Ensino Médio. Para cumprir este objetivo o método utilizado é o qualitativo, o procedimento é comparativo e as técnicas de pesquisa são duas: bibliográfica e documental. Com este Programa, percebemos a importância de uma preparação mais cuidadosa com relação aos futuros professores da educação básica, pois como professores de sociologia seremos responsáveis pela formação dos futuros cidadãos que participarão do processo político e democrático do Brasil.
Downloads
Referências
BOBBIO, Norberto et al. Dicionário de política. 4. ed. Brasília: Edunb, 2000. v. 1
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
BRASIL. Ministério da Educação. PIBID. [S.l.], 2023. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid. Acesso em: 18 mar. 2024.
FREUND, Julien. Sociologia de Max Weber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.
IANNI, Octavio. O ensino de Sociologia nos 1° e 2° graus. Caderno Cedes, v. 31, n. 85, 2011.
LAHIRE, Bernard. Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino de Sociologia? Revista de Ciências Sociais, v. 45, n.91, 2014.
MOTTA, Alexandre de Medeiros. Metodologia da Pesquisa Jurídica. Tubarão: Copiart, 2012.
NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 78, 2002.
QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de O.; OLIVEIRA, Márcia Gardênia de. Um toque de clássicos: Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1995.
SELL, Carlos Eduardo. Sociologia Clássica. Itajaí: Editora Univali, 2002.
THOLL, James. O ensino de sociologia em duas realidades escolares distintas: o Colégio Aplicação da UFSC e a escola de educação básica Simão José Hess. 2014. Monografia (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/browse?type=subject&value=School+of+Basic+Education+Sim%C3%A3o+Hess Acesso em: 11 mar. 2024
UFSC. Resolução normativa nº 168/2022/CUn, de 30 de agosto de 2022. Institui a Política de Ações Afirmativas na Educação Básica da Universidade Federal de Santa Catarina, no âmbito do Colégio de Aplicação (CA) e do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) do Centro de Ciências da Educação. Florianópolis: Conselho Universitário, 2022. Disponível em: https://boletimoficial.ufsc.br/2022/09/12/boletim-no-1282022-12092022/ Acesso em: 26 mar. 2024
WEBER, Max. Economia e Sociedade. Brasília: UnB, 1994.
WRIGHT MILLS, C. A Imaginação Sociológica. 6. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Conforme indicado no item 1.4 das Diretrizes para Autores/as,
Ao enviar o trabalho para ser avaliado pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas, o/a autor/a automaticamente concorda com a publicação de seu texto, sem qualquer ônus para os/as editores/as, uma vez que a Revista Textos Graduados é gratuita e não remunera de forma alguma seus/as colaboradores/as. Caso o/a autor/a tenha interesse em republicar seu artigo futuramente em coletâneas impressas ou eletrônicas, deverá indicar a Revista Textos Graduados - e o referido hipervínculo - como edição original (Exemplo: "Artigo originalmente publicado na Revista Textos Graduados, Volume XX, Nº X, Ano XX, etc”).
