Permanência Universitária: Desafios e estratégias de estudantes quilombolas da UFRB
Palavras-chave:
Educação superior, Permanência estudantil, QuilombolasResumo
Este estudo se refere a um recorte do trabalho de conclusão de curso, intitulado como “Permanência universitária: desafios e estratégias dos estudantes quilombolas de São Francisco do Paraguaçu na UFRB – CAHL”. Teve como objetivo principal identificar as estratégias desses estudantes frente aos desafios da permanência no ensino superior. Para atingir tal objetivo foi adotada uma abordagem qualitativa, mediante a aplicação de entrevistas semiestruturadas e o emprego da técnica de observação participante e o diário de campo. Os resultados do estudo apontam que entre os desafios na universidade estão: a adaptação, as dificuldades financeiras e o deslocamento. Neste sentido desenvolvem e utilizam estratégias como: a rede de solidariedade familiar, assistência estudantil, moradia, entre outros. No mais, este estudo contribui com a ampliação e discussão do tema entre vários setores e atores da sociedade civil.
Downloads
Referências
BARBOSA DOS SANTOS, E., AGUIAR NORBERTO RIOS, K., SACRAMENTO SANTOS, M., MENEZES DE SALLES, M., & DOS SANTOS ALVES, T. (2019). ESCOLA DAS ÁGUAS. Mares: Revista De Geografia E Etnociências, 1(1), 143-152.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
INCRA. Relatório Antropológico Quilombo de São Francisco do Paraguaçu. Salvador, Bahia, 2007.
SANTOS, Dyane Brito Reis. Para além das cotas: a permanência de estudantes negros no ensino superior como política de ação afirmativa. 2009. 214f. Tese (doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador-Bahia.
SANTOS, Thais Calixto. Universidade, território e emancipação: quilombolas estudantes no ensino superior. Dissertação de mestrado – Universidade Federal da Bahia – Salvador, 2017.
BAHIA, Secretaria de Desenvolvimento Rural. Território de Identidade Recôncavo. Salvador, Bahia. ([s.d.]). Disponível em: http://www.portalsdr.ba.gov.br/intranetsdr/model_territorio/Arquivos_pdf/Perfil_Rec%C3%B4ncavo.pdf. Acessado em: 09 de Mar. 2023.
SETTON, Maria da Graça Jacintho. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 20, p. 60-70, maio/ago. 2002.
TEIXEIRA, M. A. P., DIAS, A. C. G., WOTTRICH, S. H., & OLIVEIRA, A. M. (2008). Adaptação à universidade em jovens calouros. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 12(1), 185-202.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Conforme indicado no item 1.4 das Diretrizes para Autores/as,
Ao enviar o trabalho para ser avaliado pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas, o/a autor/a automaticamente concorda com a publicação de seu texto, sem qualquer ônus para os/as editores/as, uma vez que a Revista Textos Graduados é gratuita e não remunera de forma alguma seus/as colaboradores/as. Caso o/a autor/a tenha interesse em republicar seu artigo futuramente em coletâneas impressas ou eletrônicas, deverá indicar a Revista Textos Graduados - e o referido hipervínculo - como edição original (Exemplo: "Artigo originalmente publicado na Revista Textos Graduados, Volume XX, Nº X, Ano XX, etc”).