Nos meandros de tempos convergentes, divergentes e paralelos

Autores

  • Samira Margotto

Resumo

Tendo como cenário as mudanças ocorridas a partir dos anos de 1990, com as alterações geopolíticas, econômicas e sociais que contribuíram para provocar um realinhamento no campo das artes, sob o impacto da globalização, hegemonia do neoliberalismo e integração da cultura digital, diversos autores tem analisado o fenômeno da expansão das práticas participativas na arte contemporânea. Tal questão será aqui abordada partindo das características apontadas por Brian Holmes que, evocando a análise de Bruno Latour, detectou em alguns projetos a ambição de mostrar como as coisas são formadas no presente, na tentativa de elucidar e no desejo de realizar uma interferência construtiva nos processos e decisões que as formam. Como objeto de estudo será analisado o projeto denominado Rejeitados enviado ao 9º Salão da Bahia, em 2002. 

 

Palavras-chave: Práticas colaborativas, arte contemporânea, primeira década do século XXI, Brasil

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-07-2018

Como Citar

Margotto, S. (2018). Nos meandros de tempos convergentes, divergentes e paralelos. Temporal - prática E Pensamento contemporâneos, 1(2). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/temp/article/view/9868

Edição

Seção

Dossiê - Comunidade científica, o que são, como se faz