Do prosaico ao poético na obra de Arthur Bispo do Rosário

uma reflexão sobre o conceito de sublime na arte contemporânea

Autores

  • Lucas Viana Silva Instituto de Estudos Superiores do Maranhão
  • José Almir Valente Costa Filho Instituto Federal do Maranhão
  • Maria Celeste Miranda Pinheiro Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Arte contemporânea. Estética. Cotidiano. Sublime. Presentificação.

Resumo

O presente artigo aborda a relevância do conceito de sublime na arte contemporâneo, a partir da concepção de estética do cotidiano como abordada na obra Manto da Apresentação de Arthur Bispo do Rosário. Apresenta a análise do conceito de sublime, como elaborada por Immanuel Kant, como sentimento subjetivo, em sua relação de distinção e aproximação com o sentimento do belo. Retoma as Lições sobre a Analítica do Sublime realizadas por Jean-François Lyotard como relevante para a caracterização da concepção de arte contemporânea. Por fim, aponta a obra de Arthur Bispo do Rosário como característico de uma forma peculiar da arte contemporânea, para cuja leitura o conceito de sublime se torna de grande valia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Viana Silva, Instituto de Estudos Superiores do Maranhão

É professor de Filosofia e Sociologia na Escola Superior do Maranhão e no SESC MA, Mestre em Ética e Epistemologia pela Universidade Federal do Piauí, especialista na área de Ética e Política pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão, e também em Estética pela Universidade Federal do Maranhão.

José Almir Valente Costa Filho, Instituto Federal do Maranhão

É professor de Artes no Instituto Federal do Maranhão ”“ Campus São Luís Centro Histórico ”“ IFMA. Possui Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Mestrado em Artes pela UnB. Além de professor, é artista plástico e ilustrador.

Maria Celeste Miranda Pinheiro, Universidade Federal do Maranhão

É mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão. Professora aposentada da Universidade Federal do Maranhão.

Referências

COSTA FILHO, José Almir Valente. Da prosa dos objetos cotidianos à poética dos objetos artísticos: por uma estética do cotidiano. 2016. 219 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ”“ São Paulo, 2016.

FIGUEIREDO, Virgínia. O sublime explicado à s crianças. Trans/Form/Ação. Marília, v. 34, edição especial 2, 2011, p. 35-56. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31732011000400004>. Acesso em: 30 jul. 2018.

GREIMAS, Algirdas Julien. Da imperfeição. Tradução de Ana Claudia de Oliveira. São Paulo: Hacker Editores, 2002.

GULLAR, Ferreira. Beleza ainda põe mesa. Folha de São Paulo. São Paulo, 21 jul. 2013. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/119877-beleza-ainda-poe-mesa.shtml>. Acesso em: 30 jul. 2018.

KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. Tradução Valério Rohden e António Marques. Rio de Janeiro: Forense, 1993.

______. Crítica da razão pura. 3. ed. tradução de Valerio Rohden e Udo Baldur Moosburger. São Paulo: Nova Cultural, 1987. (Coleção Os pensadores).

______. Observações sobre o sentimento do belo e do sublime. Tradução de Vinícius de Figueiredo. Campinas: Papirus, 2000.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. 2. ed. Tradução de José Navarro. Lisboa: Gradiva, 1989.

______. Lições sobre a analítica do sublime. Tradução de Constança Marcondes Cesar e Lucy R. Moreira Cesar. Campinas: Papirus, 1993.

______. Response a la question: qu’est-ce le post moderne? Critique. Paris, n. 419, abril de 1982, p. 337-367.

MANGUEL, Albert. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

OLIVEIRA, Ana Cláudia. Nas interações corpo e moda, os simulacros. Caderno de discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, São Paulo, v. 1 n. 13, p.17-54, nov. 2007, CD-ROM.

TASSINARI, Alberto. O espaço moderno. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

Downloads

Publicado

09-02-2020

Como Citar

Viana Silva, L., Valente Costa Filho, J. A., & Miranda Pinheiro, M. C. (2020). Do prosaico ao poético na obra de Arthur Bispo do Rosário: uma reflexão sobre o conceito de sublime na arte contemporânea. Temporal - prática E Pensamento contemporâneos, 2(4), 20–37. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/temp/article/view/28064