A arte literária indígena e o ensino de arte na escola

Autores

  • Keyde Taisa da Silva Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Literatura indígena. Educação. Arte.

Resumo

A história indígena no Brasil sempre foi contada por não índios, em versões diversas, mas que nem sempre correspondem à verdade. A escola foi e ainda é um instrumento de perpetuação dessas versões. Nesse sentido, uma nova forma de estudar a história indígena e de outros povos étnicos é através das produções desses próprios povos. A literatura indígena se desponta no cenário nacional como uma consistente produção e merece ser utilizada para disseminar a cultura indígena de forma original e autoral. No componente curricular de Artes, esses materiais podem e dever ser amplamente utilizados como forma de atender à legislação vigente e também de romper com estereótipos e preconceitos, conhecendo uma nova versão da história.

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Biografia do Autor

Keyde Taisa da Silva, Universidade Estadual de Goiás

É professora de Geografia, formada pela Universidade federal de Goiás, instituição onde cursa atualmente o mestrado em Territórios e expressões culturais do Cerrado.

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Publicado

09-02-2020

Como Citar

da Silva, K. T. (2020). A arte literária indígena e o ensino de arte na escola. Temporal - prática E Pensamento contemporâneos, 2(4), 73–83. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/temp/article/view/27691