Predições a um andaluz

Esboço de crítica sobre Picasso

Autores

  • Lennon Noleto Universidade do Minho

Palavras-chave:

Esoterismo. Picasso. Pintura.

Resumo

Este ensaio procura uma possível aderência entre aspectos instáveis relacionados à obra de Pablo Picasso. Por meio de elementos históricos, místicos e biográficos, pretendo analisar movimentos que podem ser combinados em uma teoria mítica das imagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lennon Noleto, Universidade do Minho

É graduado em filosofia e mestre em Arquitetura e Urbanismo (Estética) pela Universidade de Brasília. Doutorando em Estudos Culturais pela Universidade do Minho. Investiga as áreas de estética e da filosofia da arte, especialmente artes visuais, filosofia da história e teoria da imagem.

Referências

BRASSAÃ. Conversations with Picasso. Trad. Jane Marie Todd. Chicago: The University of Chicago Press, 1999.

CASTRO, M.J. A Dança e o Poder ou o Poder da Dança: Diálogos e Confrontos no século XX. Tese de Doutorado em História da Arte Contemporânea. Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2013.

D.-HUBERMANN. A imagem sobrevivente.História da arte e tempo dos fantasma segundo Aby Warburg. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Contraponto, 2013.

FARLEY, H.A Cultural History of Tarot. From Entertainment to Esoterism. London: I.B. Tauris, 2009.

NOLETO, L. O visível além do visível: o espaço e seus desdobramentos da produção do Cavaleiro Azul. Dissertação de Mestrado e m A r q u i t e t u r a e U r b a n i s m o . Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

RICHARDSON. A life of Picasso, Volume 1. Nova York: Random House, 1991.

_____________. A life of Picasso, Volume 3. Nova York, Knopf, 2007.

SALVADOR ROMERO, F. A Guerra Civil Espanhola. Trad. Bárbara Duarte. Rio de Janeiro: Zarah, 2005.

Downloads

Publicado

09-02-2020

Como Citar

Noleto, L. (2020). Predições a um andaluz: Esboço de crítica sobre Picasso. Temporal - prática E Pensamento contemporâneos, 2(4), 84–95. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/temp/article/view/27020

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)