Do capitalismo tardio ao pós-modernismo

a influência de Mandel sobre Jameson

Autores

  • Philippe Oliveira de Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND)

Palavras-chave:

Fredric Jameson. Ernest Mandel. Capitalismo tardio.

Resumo

O presente artigo objetiva investigar a influência de Ersnest Mandel sobre Fredric Jameson. O texto estabelece paralelos entre o conceito de capitalismo tardio desenvolvido por Mandel e o retrato do pós-modernismo proposto por Jameson. Em um primeiro momento, o artigo apresenta a vida e obra de Jameson e recupera o debate entre marxismo e pós-modernismo. Em um segundo momento, o trabalho aborda a vida e a obra de Mandel. Em um terceiro momento, nós analisamos as semelhanças e as diferenças entre os projetos do escritor norte-americano e do economista belga.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Philippe Oliveira de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND)

É Professor Adjunto de Filosofia do Direito na Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutor na Universidade Federal de Minas Gerais. É Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre e Bacharel em Direito pela mesma instituição. Bacharel em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia.

Referências

ACHCAR, Gilbert (Org.). The legacy of Ernest Mandel. London; New York: Verso, 1999.

ANDERSON, Perry. As origens da pós-modernidade. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. Cortez Editora, 1999.

BEHRING, Elaine Rossetti. Ernest Mandel: imprescindível. Revista Em Pauta, Rio de Janeiro, n. 35, v. 13, 1º semestre de 2015, p. 47.

BERMAN, Marshal. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da Modernidade. Tradução de Carlos Felipe Moisés, São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

BLOOM, Harold. A angústia da influência: uma teoria da poesia. Tradução de Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Imago, 2002.

BUCHANAN, Ian. Fredric Jameson: live theory. London; New York: Continuum, 2006.

COUTINHO, Carlos Nelson. O estruturalismo e a miséria da razão. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2010.

FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: NAU Ed., 1999.

GODOY, Vinícius Oliveira. Influência nas artes visuais: análise crítica de seus principais estudos, usos e desusos. Tabuleiro das Letras ”“ Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, n.5, p. 1 a 22, dezembro de 2012.

HABERMAS, Jürgen. A Modernidade: um projeto inacabado? Tradução: Nuno Ferreira Fonseca, 1980. Crítica - Revista do Pensamento Contemporâneo, nº 2, novembro 1987, pp 5-23.

HOMER, Sean. Fredric Jameson: Marxism, hermeneutics, postmodernism. Cambridge, Polity Press, 1998.

JAMESON, Fredric. Espaço e imagem: teorias do pós-moderno e outros ensaios. Tradução de Ana Lúcia Almeida Gazolla. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1994.

JAMESON, Fredric. O marxismo tardio: Adorno, ou a persistência da dialética. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Editora da UNESP, 1996.

JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. Tradução de Maria Elisa Cevasco. São Paulo: Ática, 1997.

JAMESON, Fredric. A virada cultural: reflexões sobre o pós-modernismo. Tradução de Carolina Araújo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

KUL-WANT, Christopher; PIERO (ilustrador). Entendendo Slavoj Zizek: um guia ilustrado. Tradução de Adriana de Oliveira. São Paulo: LeYa, 2013.

MANDEL, Ernest. O capitalismo tardio. Tradução de Carlos Eduardo Silveira Mato, Regis de Castro Andrade e Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Abril Cultural, 1982. (Coleção Os economistas).

MAYOS, Gonçal. L’alienació postmoderna. Barcelona: DeBarris, 2008.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. Tradução de Álvaro Pina. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005.

MUSSE, Ricardo. O debate marxista sobre a pós-modernidade. Revista Z Cultural, Rio de Janeiro, ano VIII, v. 03.

NITRINI, Sandra. Literatura comparada: história, teoria e crítica. São Paulo: Edusp, 1997, p. 125 e 126.

NÓBREGA, Thelma Médici. Transcriação e hiperfidelidade. Cadernos de Literatura em Tradução, São Paulo, n. 7, p. 249 a 255, 2006.

PAGLIA, Camille. Imagens cintilantes: uma viagem através da arte desde o Egito a Star Wars. Tradução de Roberto Leal Ferreira. Rio de Janeiro: Apicuri, 2014, p. 147.

SALVI, Rosana Figueiredo. Movimento pós-moderno e cultura: periodizando e discutindo suas fases. Semina: Ciências Humanas e Sociais. Londrina, v. 23, p. 79 a 92, setembro de 2002.

ZIZEK, Slavoj. Elogio da intolerância. Tradução de Miguel Serras Pereira. Lisboa: Relógio d'Água, 2006.

Downloads

Publicado

09-02-2020

Como Citar

Oliveira de Almeida, P. . (2020). Do capitalismo tardio ao pós-modernismo: a influência de Mandel sobre Jameson. Temporal - prática E Pensamento contemporâneos, 2(4), 04–19. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/temp/article/view/24934