Poder:

dimensões relacional, discursiva e performática*

Autores

  • Isaac Ariail Reed University of Colorado

Palavras-chave:

Poder, Performance, Discurso, Estrutura social, Steven Lukes, Causalidade, Dimensões

Resumo

Este artigo se debruça sobre o par analítico poder-causalidade com o objetivo de tecer um comentário sobre as dimensões relacional, discursiva e performática de poder. Cada uma dessas dimensões de poder está enraizada em um diferente entendimento de causalidade social: realista- relacional, disucursiva-hermenêutica, e performática-pragmática. Para os fins de uma análise empírica, será proposto um cruzamento entre esse modelo dimensional e a clássica tipologia das fontes de poder desenvolvida por Michael Mann e outros, para que dessa forma a pesquisa sociológica sobre poder se arme com um aparato conceitual mais sólido e ganhe mais complexidade e efetividade em suas explicações. O exemplo que melhor ilustra o modelo que aqui será debatido é uma imagem retirada da sociologia histórico-comparativa: a Queda da Bastilha e suas causas e consequências. Uma série de questões de pesquisa será levantada no texto com o objetivo de investigar a autonomia relativa do poder performativo. Por último, será esboçada uma aproximação entre o modelo aqui analisado e as teorias sociológicas de poder, incluindo os argumentos de Steven Lukes, Michel Foucault, Pierre Bourdieu, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaac Ariail Reed, University of Colorado

Professor assistente do Departamento de Sociologia da University of Colorado at Boulder, pesquisador da Virginia Foundation for the Humanities.

Downloads

Publicado

10-03-2016

Como Citar

Reed, I. A. (2016). Poder:: dimensões relacional, discursiva e performática*. Sociedade E Estado, 29(2), 473–510. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5898