Poder:

dimensões relacional, discursiva e performática*

Autores/as

  • Isaac Ariail Reed University of Colorado

Palabras clave:

Poder, Performance, Discurso, Estrutura social, Steven Lukes, Causalidade, Dimensões

Resumen

Este artigo se debruça sobre o par analítico poder-causalidade com o objetivo de tecer um comentário sobre as dimensões relacional, discursiva e performática de poder. Cada uma dessas dimensões de poder está enraizada em um diferente entendimento de causalidade social: realista- relacional, disucursiva-hermenêutica, e performática-pragmática. Para os fins de uma análise empírica, será proposto um cruzamento entre esse modelo dimensional e a clássica tipologia das fontes de poder desenvolvida por Michael Mann e outros, para que dessa forma a pesquisa sociológica sobre poder se arme com um aparato conceitual mais sólido e ganhe mais complexidade e efetividade em suas explicações. O exemplo que melhor ilustra o modelo que aqui será debatido é uma imagem retirada da sociologia histórico-comparativa: a Queda da Bastilha e suas causas e consequências. Uma série de questões de pesquisa será levantada no texto com o objetivo de investigar a autonomia relativa do poder performativo. Por último, será esboçada uma aproximação entre o modelo aqui analisado e as teorias sociológicas de poder, incluindo os argumentos de Steven Lukes, Michel Foucault, Pierre Bourdieu, entre outros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isaac Ariail Reed, University of Colorado

Professor assistente do Departamento de Sociologia da University of Colorado at Boulder, pesquisador da Virginia Foundation for the Humanities.

Publicado

2016-03-10

Cómo citar

Reed, I. A. (2016). Poder:: dimensões relacional, discursiva e performática*. Sociedade E Estado, 29(2), 473–510. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5898