La hechiceríay sus sentidos
Palavras-chave:
feitiçaria, modelos antropológicos, produção simbólica.Resumo
O artigo revê a literatura antropológica e sociológica e discute os principais modelos teóricos na abordagem da feitiçaria. Segue discorrendo sobre a dinâmica social e a funcionalidade das práticas mágicas comparando achados e exemplos de etnografias com a pesquisa de campo realizada no Brasil. Conclui afirmando o significado da feitiçaria como parte das formas de produção simbólica elaboradas pela sociedade.
Downloads
Referências
Auge, M. (1978). ‘As crenças na feitiçaria’ in A construção do mundo. Lisboa: Edições 70.
Cannon, C. (1942). ‘Voodoo death’ American Anthropologist Vol. 44.
Caro Baroja, J. (1966). Las brujasy su mundo. Madrid: Alianza Editorial.
------------------. (1985). Las formas complejas de la vida religiosa. Madrid. Sarpe.
Cassirer, Ernst (1972). Linguagem e mito. São Paulo: Perspectiva.
Cohen, J. (1973). Bujariny la revolution bolchevique. Madrid: Siglo XXI
Cohn, N. Los demonios familiares de Europa Madrid: Alianza Universidad.
Douglas, M. (1967). Purity and danger. London: Penguin.
-------------------. (1970). Natural Symbols. London: Penguin.
-------------------. (1976). ‘Brujeria: el estado actual de la cuestión’ in Cienciay brujeria. Barcelona: Ed. Anagrama.
-------------------. (1980). Evans-Pritchard. Glasgow: Fontana Paperbacks.
Durby, G. (1992). La historia continua. Madrid: Debate.
Eastwell, H. (1982). ‘“Voodoo Death’ and the Mechanism for Dispatch of the Dying in East Arnhem, Australia” American Anthropologist.
Evans-Pritchard, E. P. (1976). Brujeria, magiay oráculos entre losAzande. Barcelona: Anagrama.
Fabret-Saada, J. (1977). Les mots, la mort, les sorts. Paris: Gallimard.
Fox, R. (1967). “Witchcraft and Clanship in Cochiti Therapy” Magic, Witchcraft and Curing” Ed. by J.Middleton. New York: The Natural History Press.
Fry, P. (1979). “Evans-Pritchard. Bruxaria, Oráculos e Magia entre os Azande” Religião e Sociedade.
Giobellina Brumana, F. (1988). “La metáfora rota. Acerca de los mecanismos linguísticos de production de efectos corporales” Asclepio C.S.I.C.
------------------. (1990). Sentido y Orden. Estudios sobre clasificaciones simbólicas. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas.
-------------------. (1994). Las formas de los dioses. Sistema de clasificaciones y categorias en el Candomblé. Universidad de Cádiz.
Giobellina Brumana, F./ Gonzalez Martinez, E. (1989) Spirits from the margin. Umbanda in Sao Paulo: a study on popular religion and social experience Uppsala Studies in Cultural Anthropology. Acta Universitatis Upsaliensis.
Glukman, M. (1963). Order and Rebellion in Tribal Africa. London: Cohen-West.
Guilhem,P. (1981). “La Inquisition y la devaluation del verbo femenino”in Inquisition espanola: poder politico y control social. Bartolomé Bennassar (ed.). Barcelona: Grijalbo.
Guinzburg, C. (1986). O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras.
------------------. (1988). Os andarilhos do bem. Feitiçarias e cultos agrários nos séculos XVI e XVII. São Paulo: Companhia das Letras. 1
-------------------. (1991). História noturna. Descifrando o sabá. São Paulo: Companhia das Letras.
Hald. S. (1986). “Witches and thieves: deviant motivations in gisu society” Man 21.1.
Handelman, D. (1973). “Gossip in encounters: The transmission of information in a bounded social setting” Man 8.2.
Henningsen, G. (1983). Elabogado delas brujas. Brujeria vasca e Inquisition espahola. Madrid: Alianza Universidad
Jackson, M. (1975). “Structure and Event: witch confession among the Kuranko” Man 10.8.
Kamen, H. (1977). Historia de la Inquisition espaflola. Barcelona: Grijalho.
Larner, C. (1984). Witchcraft and Religion. The Politics of Popular Belief. London: Basill Blackwell. Lévi-Strauss (1950). ‘Introduction’ a Marcel Mauss, 1950. Paris: PUP
-------------------. (1958). “L’efficacité symbolique” Anthropologie Structural. Paris: Pion. Lewis, I. (1971). Static religion. London: Penguin.
Lex, B. (1974). “Woodoo Death: New Thoughts on an Old Explanation” American Anthropologist 76.
Macfarlane, A. (1970). Witchcraft in Tudor and Stuart England. London: Routledge & Kegan Paul
Mair, L. (1959). La brujeria en los pueblos primitivos actuates. Madrid: Guadarrama
Mandrou, R. (1979) Magistrados e feiticeiros na França do século XVII. São Paulo: Ed. Perspectiva.
Marwick. M. (1964). “Witchcraft as a social Strain-Gauge” Australian Journal of Science, Vol. 26.
-------------------. (1967). “The sociology of sorcery in a central african tribe” Magic, Witchcraft and Curing. New York: Ed. by J.Middleton.
Mauss, M. (1950). Sociologie et anthropologie. Paris. PUF.
-------------------. (1974). Oeuvres. 2. répresentations collectives et diversité des civilisations. Paris: Minuit.
Metraux, A. (1958). Le vaudou haitien. Paris: Gallimard.
Messing, S. (1967). “Group Therapy and Social Status in the Zar Cult of Ethiopia” Magic, Witchcraft and Curing, J.Middleton (Ed.). New York: The Natural History Press.
Middleton, J. (1960) Lugbara religion. Londres: Oxford University Press
Nadel, (1952). “Witchcraft in Four African Societies”. American Anthropologist Vol.54
Paz, O. (1974). La búsqueda del comienzo (escritos sobre el surrealismo). Madrid: Espiral.
Turner, V. (1972) Schism and continuity in an African society. A study ofNdembu village life. Manchester: Manchester University Press
-------------------. (1980) La selva de los símbolos. Madrid: Siglo XXI.
Wilson, M. (1951). “Witch-Beliefs and Social Structure” America Journal of Sociology, Vol. 36 Wyllie, R. (1973). “Introspective Vitchcraft among the Eftutu of Southern Ghana” Man Vol. 8.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Sociedade e Estado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.