Ler, escrever e publicar no mundo das ciências sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-2018330300en1

Palavras-chave:

Escrita acadêmica, Publicação acadêmica, Revistas científicas, Habilidades acadêmicas, Ensino da escrita

Resumo

O artigo apresenta as principais transformações da escrita acadêmica e das dinâmicas de publicação nas revistas científicas da atualidade. Revela alguns dos erros mais comuns no processo de redação, submissão e revisão, bem como oferece algumas soluções possíveis para encarar o processo de escrita, especialmente as primeiras ferramentas para a elaboração de um artigo acadêmico em ciências sociais. A partir de revisão bibliográfica e minha prática como professora de escrita acadêmica, ofereço algumas alternativas e sugestões para superar o medo da “folha em branco”, organizar o tempo e entender o processo de escrita como uma atividade dialógica e coletiva, que requer tanto da leitura como de múltiplas reescritas.

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Biografia do Autor

Eloísa Martín, Universidade dos Emirados Árabes Unidos

Professora associada do Departamento de Sociologia da United Arab Emirates University, United Arab Emirates.

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Publicado

01-12-2018

Como Citar

Martín, E. (2018). Ler, escrever e publicar no mundo das ciências sociais. Sociedade E Estado, 33(03), 941–961. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-2018330300en1

Edição

Seção

Ensaio