Pluralidade jurídica:

sua importância para a sustentabilidade ambiental em comunidades tradicionais

Autores/as

  • Salvador Dal Pozzo Trevizan Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Beliny Magalhães Leão Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Palabras clave:

Pluralidade jurídica, Comunidades tradicionais, Sustentabilidade socioambiental

Resumen

Argumenta-se na literatura referente à ordem jurídica que, em ambientes de populações tradicionais existem, ao lado das normas oficiais vigentes, formas diversas de juridicidade, não contempladas pela oficialidade do Estado, mas mesmo assim detentoras de validade, legitimidade, eficácia e coercibilidade. Neste estudo, identificam-se as características jurídicas das relações socioambientais de uma comunidade tradicional e sua importância para a sustentabilidade socioambiental. Para esse fim, analisaram-se os mecanismos de resolução de conflitos sociais e a observância de normas socioambientais locais e oficiais em uma comunidade de pescadores artesanais. Os dados foram obtidos mediante a aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação sistemática in loco. Verificou-se na comunidade estudada uma organização social baseada em direitos consuetudinários, mas também um intenso relacionamento com o direito criado pelo Estado. Observou-se que o trânsito dessa comunidade por essas duas ordens jurídicas ”“ consuetudinária e estatal ”“ é importante para os aspectos sociais e naturais da sustentabilidade ambiental local, uma vez que ambas propiciam contribuições para a manutenção da coesão social e para a conservação dos recursos naturais locais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Salvador Dal Pozzo Trevizan, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Sociólogo PhD, professor do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais/ Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), coordenador do mestrado e orientador do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da UESC ”“ Ilhéus/Ba.

Beliny Magalhães Leão, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Advogado, MS em desenvolvimento regional e meio ambiente, pela UESC.

Publicado

2016-03-10

Cómo citar

Trevizan, S. D. P., & Leão, B. M. (2016). Pluralidade jurídica:: sua importância para a sustentabilidade ambiental em comunidades tradicionais. Sociedade E Estado, 29(2), 539–560. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5900