O paraíso, o Tao e o dilema espiritual do Ocidente: passagem do antropocentrismo moderno para o cosmocentrismo pós-modemo

Autores/as

  • Paulo Henrique Martins Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palabras clave:

antropocentrismo, cosmocentrismo, racionalidades, imaginário, orientalismo.

Resumen

Este texto pode ser compreendido como uma tentativa de explorar os desafios teóricos que C. Campbell lançou aos estudiosos das novas gnoses a partir de sua idéia de “orientalização do Ocidente”, pela qual propõe que a antiga teodicéia ocidental baseada na representação dual entre Bem e Mal está sendo substituída por uma outra teodicéia, mais complexa, que coloca o “divino” como uma condição de auto-aperfeiçoamento do homem. Assim, neste artigo, tentamos explorar as relações entre Ocidente e Oriente a partir do modo como as diversidades culturais se confrontam e se refletem sobre os desafios conceituais sugeridos pela crise da modernidade. Buscamos desenvolver os conceitos de “antropocentrismo moderno” e de “cosmocentrismo pós-moderno” para fixar alguns pontos relevantes nos deslocamentos simbólicos do imaginário moderno ocidental a partir deste confronto entre epistemes diferentes. Ao final, nossa idéia é de sugerir que a resolução do dilema espiritual do Ocidente pode implicar na emancipação de um sujeito cosmocêntrico pós-moderno que seja mais complexo e aberto à construção de uma ecologia planetária.

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Biografía del autor/a

Paulo Henrique Martins, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2022-08-12

Cómo citar

Martins, P. H. . (2022). O paraíso, o Tao e o dilema espiritual do Ocidente: passagem do antropocentrismo moderno para o cosmocentrismo pós-modemo. Sociedade E Estado, 14(01), 19–44. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/44330