O paraíso, o Tao e o dilema espiritual do Ocidente: passagem do antropocentrismo moderno para o cosmocentrismo pós-modemo

Autores

  • Paulo Henrique Martins Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palavras-chave:

antropocentrismo, cosmocentrismo, racionalidades, imaginário, orientalismo.

Resumo

Este texto pode ser compreendido como uma tentativa de explorar os desafios teóricos que C. Campbell lançou aos estudiosos das novas gnoses a partir de sua idéia de “orientalização do Ocidente”, pela qual propõe que a antiga teodicéia ocidental baseada na representação dual entre Bem e Mal está sendo substituída por uma outra teodicéia, mais complexa, que coloca o “divino” como uma condição de auto-aperfeiçoamento do homem. Assim, neste artigo, tentamos explorar as relações entre Ocidente e Oriente a partir do modo como as diversidades culturais se confrontam e se refletem sobre os desafios conceituais sugeridos pela crise da modernidade. Buscamos desenvolver os conceitos de “antropocentrismo moderno” e de “cosmocentrismo pós-moderno” para fixar alguns pontos relevantes nos deslocamentos simbólicos do imaginário moderno ocidental a partir deste confronto entre epistemes diferentes. Ao final, nossa idéia é de sugerir que a resolução do dilema espiritual do Ocidente pode implicar na emancipação de um sujeito cosmocêntrico pós-moderno que seja mais complexo e aberto à construção de uma ecologia planetária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Martins, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Referências

Aurobindo, S. (1976). De la Grèce à 1'Inde: Héraclite. Aperçus epensées. La mere. Paris: Albin Michel.

Bachelard, G. (1978). “O novo espírito científico” in Bachelard, Os pensadores. São Paulo: Ed. Abril Cultural.

Balandier, G. (1997). A desordem. Elogio do movimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. Bardo-Thodol (1991). Le livre tibetain des morts. Paris: Dervy-Livres.

Bauman, Z. (1998). O mal-estar da pós-modemidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores. Bauman, Z. (1999). Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores. Blofeld, J. (1998). Taoísmo: o caminho para a imortalidade. São Paulo: Ed. Pensamento. Boff, L. (1993). Ecologia, mundialização e espiritualidade: a emergência de um novo paradigma.

São Paulo: Atica.

Caillé, A. (1986). Splendeurs et misères des sciences sociales. Esquisses d’une mythologie. Genève: Librairie Droz.

Campbell, C. (1997). “A orientalização do ocidente: reflexões sobre uma nova teodicéia para um novo milênio” in Revista Religião e Sociedade, vol. 18, número 1. Rio de Janeiro: ISER.

Capra, F. (1996). O Tao da física: um paralelo entre a fisica moderna e o misticismo Oriental. São Paulo: Cultrix.

Capra, F. (1983). Le temps du changement: science-société - nouvelle culture. Paris: Rocher.

Capra, F. (1995). Sabedoria incomum. São Paulo: Cultrix.

Damásio, A. (1998). O erro de Descartes. Emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras.

Le Monde (1989). Entrevistas. Idéias contemporâneas. São Paulo: Atica.

Castoriadis, C. (1975). L 'institution imaginaire de la société. Paris: Seuil.

Castoriadis, C. (1992). “A época do conformismo generalizado” in O mundo fragmentado: as encruzilhadas do labirinto. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Chuang Tzu (1995). Escritos básicos. São Paulo: Cultrix.

Descartes, R. (1999). Discurso do Método. São Paulo: Ed. Nova Cultural.

Eliade, M. (1969). Le mythe de Téternel retour. Paris: Gallimard.

Fromm, E. e Suzuki, D. T. (1985). Budismo zen y psicoanalisis. México: Fondo de cultura economica.

Giddens, A. (1990). As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP, 2‘ edição.

Giddens, A. (1993). A transformação da intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. São Paulo: UNESP.

Giddens, A. (1993). Modernity and self-identity: selfand society in the late modem age. Cambridge: Polity Press.

Godbout, J. (1999). O espírito da dádiva. Rio de Janeiro: Ed. FGV.

Govinda, Lama A. (1994). O budismo vivo e o mundo contemporâneo. São Paulo: Ed. Siciliano.

Hawtthorn, G. (1982). Iluminismo e desespero: uma história da sociologia. São Paulo: Paz e Terra.

IChing. (1996). I Ching - O livro das mutações. São Paulo: Pensamento.

Jullien, F. (1995). Le détour et 1’accès: stratégies du sens en Chine, en Grèce. Paris: Grasset

Jung, C. G. (1996). “Prefácio” in I Ching: o livro das mutações. São Paulo; Pensamento. Jung, C. G. (1990). Sincronicidade. Petrópolis: Vozes.

Kant, E. (1999). Crítica da razão pura. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Ed. Nova Cultural Krishnamurti, J. (1997). Diálogos sobre a visão intuitiva. São Paulo: Cultrix.

Krishnamurti, J. e Bohn, D. (1989). A eliminação do tempo psicológico. São Paulo: Cultrix. Kuhn, T. (1983). La structure des revolutions scientifiques. Paris: Flammarion.

Lao-Tzu (1997). Tao-Te King. São Paulo: Pensamento.

Latouche, S. L. (1989). L óccidentalisation du monde. Paris: La Découverte.

Lie-tseu (1961). Le vrai classique du vide parfait. Paris: Gallimard/Unesco,. Lowen, A. (1982). Bioenergética. São Paulo: Summus, 7’ edição.

Maffesoli, M. (1998). Elogio da razão sensível. Petrópolis: Vozes.

Martins, P. H. (1997 ). “Cidadania e religiosidade científica: aprendendo com o I Ching” in L

Reunion de Antropologia del Mercosur, GT: Antropologia y Religion. Uruguay: Piriapolis Maturana, H. (1990). “O que se observa depende do observador” in Gaia: uma teoria de conhecimento (org. W. Thompson). São Paulo: Ed. Gaia.

Morin, E. (1990). Introduction à la pensée complexe. Paris: ESF Editeur.

Morin, E. (1987). O método III. O conhecimento do conhecimento. Portugal: Mem Martins; America: Publicações Europa.

Osho(1999). A harmonia oculta: discurso sobre os fragmentos de Heráclito. São Paulo: Cultrix Prigogine, I. (1996). O fim das certezas: tempo, caos e as leis da natureza. São Paulo: UNESP Reich, W. (1973). L’ether, dieu et el diable. Paris: Payot.

Rousseau, J-J. (1999). Do contrato social. Coleção Os Pensadores, vol. 1. São Paulo: Ed. Nova Cultural,.

Said, E. W. (1990). Orientalismo: o oriente como invenção do ocidente. São Paulo: Companhia das Letras.

Suzuki, D. T. (1993). A doutrina zen da não-mente. São Paulo: Pensamento.

Thompson, W. (1990). “Prefácio” in Gaia: uma teoria do conhecimento (org. Thompson). Sãc Paulo: Gaia.

Touraine, A. (1999). Poderemos viver juntos? Iguais e diferentes. Petrópolis: Editora Vozes. Trungpa, C. (1995). O mito da liberdade: e o caminho da meditação. São Paulo: Ed. Cultrix. Weber, R. (1991). Diálogos com cientistas e sábios. São Paulo: Cultrix.

Wilhelm, R. (1995). A sabedoria do I Ching: mutação e permanência, São Paulo, Ed. Pensamento

Downloads

Publicado

12-08-2022

Como Citar

Martins, P. H. . (2022). O paraíso, o Tao e o dilema espiritual do Ocidente: passagem do antropocentrismo moderno para o cosmocentrismo pós-modemo. Sociedade E Estado, 14(01), 19–44. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/44330

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.