O Popular Brasileiro na Cultura Audiovisual Cinematográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202237010002

Palavras-chave:

problematizações do popular; sistema audiovisual; formatos expressivos; esfera cultural; Brasil

Resumo

Neste artigo, o objeto de conhecimento consiste nas problematizações do popular internas aos formatos expressivos (no caso, o filme de longa metragem) próprios à cultura audiovisual no Brasil. As metas relacionadas à correlação entre popular brasileiro e cultura audiovisual, vem a reboque das duas seguintes intuições cruzadas que informam o nosso ponto de partida: a) de um lado, entendemos que, ao ser definido como objeto, o popular participa da constituição de campos epistemológicos e artísticos no país, em alguma medida, mediando-os; b) o popular, igualmente, torna-se subsídios às designações do sistema sociotécnico audiovisual no país. A partir da tradição autoral cinematográfica que emerge entre as décadas de 1950 e 1960, entendemos que o exame das retomadas histórico-empíricas da problematização sobre o popular, nas interrelações do sistema audiovisual com os demais sistemas que compõem a esfera cultural no Brasil, oferece uma oportunidade para a reflexão de como este sistema se insere nos modos de percepção e cognição no arranjo do complexo societário moderno, quando oferece uma alternativa de atribuições de sentido calcadas no seu código ótico, gráfico e oral.

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Biografia do Autor

Edson Farias, Universidade de Brasília (UnB)

Pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Professor do PGSOL/UnB (Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília), Brasília, DF, Brasil e do PPG em Memória: Sociedade e Linguagem da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia). Líder do grupo de pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD/UnB). Coordenador do Comitê de Pesquisa em Sociologia da Cultura da SBS. Editor da revista Arquivos do CMD.

Andréa Borges Leão, Universidade Federal do Ceará (UFC)

 Pesquisadora do CNPq. Professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. Líder G.E.C.C.A/NE (Grupo de Estudos em Cultura, Comunicação e Arte). Editora auxiliar da Revista Brasileira de Ciências Sociais (RBCS). Participa dos seguintes Grupos de Pesquisa: 1. Processos Civilizadores (GPROC), sobre a sociologia de Norbert Elias; 2. Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD); 3. Economia Criativa, Cultura e Sociedade.

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Publicado

13-04-2022

Como Citar

Farias, E., & Leão, A. B. . (2022). O Popular Brasileiro na Cultura Audiovisual Cinematográfica . Sociedade E Estado, 37(01), 25–51. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202237010002