NOVAS TECNOLOGIAS, COMUNICAÇÃO E CONSTITUINTE

Autores/as

  • José Salomão David Amorim Universidade de Brasília (UnB)

Palabras clave:

.

Resumen

A importância da difusão de novas tecnologias de comunicação não poderá ser ignorada na próxima Constituição. O propósito deste trabalho é analisar alguns dos desafios colocados pelas NTC (Novas Tecnologias de Comunicação) à criação de um sistema de comunicação social democrático e de sugerir tópicos e medidas que deverão ser objeto de atenção na Constituinte, no propósito de garantir em nível legal a democratização da comunicação social.
Após uma constatação dos aspectos antidemocráticos atuais da comunicação, o autor examina as exigências de uma comunicação democrática no que concerne a audiovisual e a imprensa e, em conclusão, propõe os temas que devem ser objeto de legislação para um modelo democrático de comunicação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Salomão David Amorim, Universidade de Brasília (UnB)

Jornalista e professor do Departamento de Comunicação da Universidade de Brasília.

Citas

AMORIM, José Salomão. “A Transição Política e a Democratização da Comunicação: Alternativas para a Ação de um Governo Democrático”. Brasília, CEC — Centro de Estudos da Comunicação e Cultura, 1984.

---------COMUNICAÇÃO E TRANSIÇÃO NO BRASIL: Propostas de Mudanças de Políticas de Comunicação — Estado, Cidadania e Movimentos Sociais. Sociedade e Estado, vol. 1, n? 1, Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1986.

ENCONTRO NACIONAL DOS JORNALISTAS. Resolução sobre "A Comunica- cação na Constituinte”. Brasília, 1986, 17-21 de abril.

FUENZALLIDA, Valério. "Tecnologia, Comunicación y Democracia”. Seminário sobre Democracia y Comunicación en America y Europa Latinas. Barcelona, setembro de 1982, mimeo.

GUBERN, Roman. "Condicionamentos Políticos y Estructurales de la Libertad de Expresión” — / Foro Internacional de la Comunicación Social, Lima, 7-11 de julho de 1982, mimeo.

MARQUES, Ivan da Costa. Computadores: Parte de um caso amplo da sobrevivência e da Soberania Nacional, Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro, outubro/dezembro de 1980.

NUNES, Arthur Pereira. "Constituinte e Informática”. Brasília, 1985, p. 1, mimeo.

PELINSKI, Marike. "Poder y Control en los Discursos sobre las Nuevas Tecnologias de Comunicación”, mimeo.

TOFFLER, Alvim. A Terceira Onda. Rio de Janeiro, Record, 1984, capítulo XIII

Publicado

2022-08-12

Cómo citar

Amorim, J. S. D. (2022). NOVAS TECNOLOGIAS, COMUNICAÇÃO E CONSTITUINTE. Sociedade E Estado, 1(02), 55–64. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/39418

Número

Sección

Artigos