Ler, escrever e publicar no mundo das ciências sociais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-2018330300en1

Palabras clave:

Escrita acadêmica, Publicação acadêmica, Revistas científicas, Habilidades acadêmicas, Ensino da escrita

Resumen

O artigo apresenta as principais transformações da escrita acadêmica e das dinâmicas de publicação nas revistas científicas da atualidade. Revela alguns dos erros mais comuns no processo de redação, submissão e revisão, bem como oferece algumas soluções possíveis para encarar o processo de escrita, especialmente as primeiras ferramentas para a elaboração de um artigo acadêmico em ciências sociais. A partir de revisão bibliográfica e minha prática como professora de escrita acadêmica, ofereço algumas alternativas e sugestões para superar o medo da “folha em branco”, organizar o tempo e entender o processo de escrita como uma atividade dialógica e coletiva, que requer tanto da leitura como de múltiplas reescritas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eloísa Martín, Universidade dos Emirados Árabes Unidos

Professora associada do Departamento de Sociologia da United Arab Emirates University, United Arab Emirates.

Citas

BECKER, Howard. Writing for social scientists: how to start and finish your thesis, book, or article. Chicago: University of Chicago Press, 1986. [ Links ]

BECKER, Lucinda; DENICOLO, Pam. Publishing journal articles. London: Sage, 2012. [ Links ]

BELCHER, Wendy. Como escribir un artículo académico en 12 semanas. Guía para publicar con éxito. México: Flacso, 2010. [ Links ]

_____ . Reflections on ten years of teaching writing for publication to graduate students and junior faculty. Journal of Scholarly Publishing, v. 40, n. 2, p. 184-200, 2009. [ Links ]

BOLKER, Joan. Writing your dissertation in fifteen minutes a day: a guide to starting, revising, and finishing your doctoral thesis. New York: Owl Books, 1998. [ Links ]

BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. El oficio de sociólogo. 11. ed. México: Siglo XXI, 1988. [ Links ]

BRANSON, Richard. Anatomy of a research paper. Respiratory Care, v. 49, n. 10, p. 1222-1228, 2004. [ Links ]

BURSZTYN, Marcel; DRUMMOND, José Augusto; PINHEIRO DO NASCIMENTO, Elimar. Como escrever (e publicar) um trabalho científico. Dicas para pesquisadores e jovens cientistas. Rio de Janeiro: Garamond, 2010. [ Links ]

CALCAGNO, V.; DEMOINET, E.; GOLLNER, K.; GUIDI, L.; RUTHS, D.; MAZANCOURT, C. Flows of research manuscripts among scientific journals reveal hidden submission patterns. Science, n. 338, p. 1065-1069, 2012. [ Links ]

CASSANY, Daniel. Describir el escribir. Cómo se aprende a escribir. Buenos Aires: Paidós Comunicación, 2011. [ Links ]

CORTÁZAR, Julio. Clases de literatura. Berkeley; Buenos Aires: Alfaguara, 2013 [1980]. [ Links ]

GANS, J. S.; SHEPHERD, G. B. How are the mighty fallen: rejected classic articles by leading economists. Journal of Economic Perspective, v. 8, n. 1, p. 165-179, 1994. [ Links ]

GRAUERHOLZ, Liz. Creating and teaching writing intensive courses. Teaching Sociology, v. 27, p. 310-323, 1999. [ Links ]

HANAFI, Sari. University systems in the Arab East: Publish globally and perish locally vs publish locally and perish globally. Current Sociology, v. 59, n. 3, p. 291-309, 2011. [ Links ]

HARTLEYK, James. New ways of making academic articles easier to read. International Journal of Clinical and Health Psychology, v. 12, n. 1, p. 143-160, 2012. [ Links ]

JOHNSON, Brad; MULLEN, Carol. Write to the top: kow to become a prolific academic. New York: Palgrave, McMillan & Digital Printing, 2007. [ Links ]

KNORR CETINA, Karim. La fabricación del conocimiento. Un ensayo sobre el carácter constructivista y contextual de la ciencia. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes Editorial, 2005 [1981]. [ Links ]

MARTÃN, Eloísa. How double-blind peer review works and what it takes to be a good referee. Current Sociology, v. 64, n. 5, p. 691-698, 2016a. [ Links ]

_____ . Publicação acadêmica internacional e o lugar do Brasil na sociologia global. In: COSTA PINHEIRO, C.; BUARQUE DE HOLANDA, B.; MAIA, J. (Orgs.). Ateliê do Pensamento Social Práticas e Textualidades. Pensando a pesquisa e a publicação em ciências sociais, p. 47-70. Rio de Janeiro: FGV, 2016b. [ Links ]

_____ . Letters of rejection. Current Sociology, v. 63, n. 7, p. 937-942, 2015. [ Links ]

_____ . How to write a good article. Current Sociology, v. 62, n. 7, p. 949-955, 2014. [ Links ]

SLAFER, Gustavo A. ¿Cómo escribir un artículo científico? Revista de Investigación en Educación, n. 6, p. 124-132, 2009. [ Links ]

SOLACI, Luciana; PEREIRA, Mauricio. The introduction, methods, results, and discussion (IMRaD) structure: a fifty-year survey. Journal of Medicine Library Association, v. 92, n. 3, p. 364-367, 2004. [ Links ]

SOMERS, Patricia. Gênero e outras variáveis que influenciam na procrastinação acadêmica. Educação, v. 31, n. 1, p. 54-60, Jan./Abr. 2008. [ Links ]

STRATHERN, Marilyn (Ed.). Anthropological studies in accountability, ethics and the academy. London; New York: Routledge, 2000. [ Links ]

_____ . “Improving ratings”: audit in the British University system”. European Review, v. 5, Issue 3, p. 305 - 321, 1997. [ Links ]

VANDERSTRAETEN, Raf. Scientific communication: sociology journals and publication practices. Sociology, v. 44, n. 3, p. 559-576, 2010. [ Links ]

WALLACE, Mike; WRAY, Allison. Critical reading and writing for post graduates. 3. ed. London: Sage, 2016. [ Links ]

YORE, Larry; HAND, Brian; PRAIN, Vaughan. Scientists as writers. Science Education, n. 86, p. 672-692, 2002.

Publicado

2018-12-01

Cómo citar

Martín, E. (2018). Ler, escrever e publicar no mundo das ciências sociais. Sociedade E Estado, 33(03), 941–961. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-2018330300en1

Número

Sección

Ensaio

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.