Desempenhar um papel, causar uma impressão: vetores sociotécnicos no espaço ampliado da publicação independente
DOI:
https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934010005Palabras clave:
publicação, impressão, papel, tecnologias digitaisResumen
O presente artigo parte da análise das práticas e representações de publicadores que frequentam as feiras de arte impressa realizadas na cidade de São Paulo nos últimos anos para compreender os vetores sociotécnicos que organizam essas práticas e as materialidades dos objetos editoriais que aí se publicam e comercializam. Coloca-se, no centro da análise, a relação entre as tecnicidades (o códice, o papel e a impressão) mobilizadas por esses publicadores e certas concepções de passado, presente e futuro inscritas em seus investimentos individuais e coletivos, com destaque para a tensão entre o “retorno ao artesanal” e a pretensão de construir um futuro viável para a publicação. Conclui-se que as novas formas de fetichização do livro impresso estão condicionadas tanto pelas evoluções técnicas proporcionadas pelas tecnologias digitais como pela negação programática do livro convencional, identificado com o mercado editorial mainstream.
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