A dinâmica dos canais curtos de comercialização: O caso do projeto Campanha Amiga na Itália

Autores/as

  • Flávio Sacco dos Anjos Universidade Federal de Pelotas
  • Nádia Velleda Caldas Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-69922017.32030010

Palabras clave:

redes alimentares alternativas; Itália; Campanha Amiga; canais curtos de comercialização; sociologia do consumo.

Resumen

A última década esteve marcada pelo surgimento do que a literatura internacional refere como redes agroalimentares alternativas (AFN), as quais são regidas por uma outra lógica que se opõe ao regime da grande distribuição e das grandes cadeias de suprimento. Uma das mais importantes experiências de AFN europeia é o Projeto Campagna Amica, levado a efeito pela principal confederação sindical agrária italiana (Coldiretti). Desde a sua criação, em 2009, a ênfase tem sido no sentido de reconstruir as relações entre produtores e consumidores através de um processo de aproximação que se desenvolve dentro de mercados de venda direta de produtos agroalimentares. A ênfase desse estudo é mostrar as nuances que ensejam o seu surgimento, mas também as contradições, ambivalências e os desafios desse processo de construção social da qualidade.

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Biografía del autor/a

Flávio Sacco dos Anjos, Universidade Federal de Pelotas

Professor Titular no Departamento de Ciências Sociais Agrárias, Faculdade de Agronomia, Universidade Federal de Pelotas-RS.

Nádia Velleda Caldas, Universidade Federal de Pelotas

Socióloga, Mestre em Ciências, Doutora em Agronomia, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da Universidade Federal de Pelotas, RS.

Publicado

2018-02-23

Cómo citar

Anjos, F. S. dos, & Caldas, N. V. (2018). A dinâmica dos canais curtos de comercialização: O caso do projeto Campanha Amiga na Itália. Sociedade E Estado, 32(3), 771–789. https://doi.org/10.1590/s0102-69922017.32030010

Número

Sección

Artigos