Novos movimentos religiosos em Portugal: passado, presente e futuro

Autores

  • Miguel H. Farias Universidade de Lisboa
  • Tiago Santos Universidade Nova de Lisboa

Palavras-chave:

sociologia das religiões, catolicismo, tradições, novas seitas.

Resumo

Este artigo procura alcançar um duplo objectivo: a) introduzir a forma como o problema social dos novos movimentos religiosos (NMRs) se configura em Portugal e b) fazer uma panorâmica do estado da arte no que respeita ao seu estudo científico. Para esse efeito procede-se a uma introdução histórica em perspectiva de voo de pássaro, seguindo-se-lhe uma apresentação dos movimentos autóctones mais relevantes, uma passagem em revista da literatura proto-científica já existente, algumas considerações sobre a interacção dos NMRs com a sociedade em geral e os media em particular, concluindo em torno do projecto da Lei da Liberdade religiosa, sobre o qual convergem actualmente todas as atenções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel H. Farias, Universidade de Lisboa

Pesquisador na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

Tiago Santos, Universidade Nova de Lisboa

Pesquisador na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Referências

Champion, F. (1990). “La nébuleuse mystique-ésotérique. Orientations psycho-religieuses des courants mystiques et ésotériques contemporaines” in F. Champion and D. Hervieu-Léger (eds) De Demotion en religion. Renouveau et traditions. Paris: Centurion.

Espírito Santo, Moisés (1984). A religião popular portuguesa. Lisboa: A regra do jogo.

Espírito Santo, Moisés (1993). Origens do cristianismo português. Lisboa: Instituto de Sociologia e Etnologia das Religiões.

Espírito Santo, Moisés (1988). Origens orientais da religião popular portuguesa: ensaio sobre toponimia antiga. Lisboa: Assírio & Alvim.

Hermann, Jacqueline (1999). “D. Sebastião e a cidade do paraíso terrestre”. Comunicação apresentada nas IX Jornadas de Alternativas Religiosas na América Latina. Rio de Janeiro: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Neves, Joaquim Carreira das (1998). As novas seitas cristãs e a bíblia. Lisboa: Universidade Católica Editora.

Pordeus Jr., Ismael (1999). “O imaginário luso-afro-brasileiro na Umbanda portuguesa”. Comunicação apresentada nas IX Jornadas de Alternativas Religiosas na América Latina. Rio de Janeiro: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ruuth, Anders & Rodrigues, Donizete (1999). Deus o demônio e o homem. O fenômeno Igreja Universal do Reino de Deus. Lisboa: Edições Colibri.

Santos, Boa ventura deSousa(1994). Pela mão de A lice. O social e o político na pós-modemidade. Porto : Biblioteca das Ciências do Homem, Edições Afrontamento.

Serrão, Joel (1992). Dicionário de história de Portugal. Porto: Figueirinhas.

Silva, Carlos Henrique (1986). Experiência orante em Santa Teresa de Jesus. Lisboa: Edições Didaskalia.

Veiga de Oliveira, Ernesto (1984). Festividades cíclicas em Portugal. Lisboa: Publicações D. Quixote.

Downloads

Publicado

12-08-2022

Como Citar

Farias, M. H. ., & Santos, T. . (2022). Novos movimentos religiosos em Portugal: passado, presente e futuro. Sociedade E Estado, 14(01), 203–214. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/44337

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.