Guerra fiscal na federação brasileira:

a contribuição das abordagens da Sociologia Econômica

Autores

  • Luciléia Aparecida Colombo Universidade Estadual Paulista - UNESP Araraquara

Palavras-chave:

Sociologia Econômica, Ciência Política, Guerra fiscal

Resumo

Atualmente, temas eminentemente econômicos têm sido tratados com grande envergadura pelas Ciências Sociais, particularmente a Ciência Política e a Sociologia Econômica. Objetivamos aqui ressaltar, em especial, que a Sociologia Econômica tem fornecido importantes bases de análises para temas recorrentemente presente nas agendas governamentais, e utilizamos, neste sentido, como exemplo, o fenômeno da guerra fiscal. Portanto, objetivamos neste trabalho discorrer sobre a guerra fiscal não como um fenômeno autônomo, pertencente à esfera econômica, mas como produto de interações sociológicas e políticas por parte dos atores sociais, qual sejam os governadores de estado.  Para tanto, utilizamos uma bibliografia de fonte secundária, localizada em disciplinas como a Economia, a Sociologia Econômica e a Ciência Política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciléia Aparecida Colombo, Universidade Estadual Paulista - UNESP Araraquara

Pós-Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Doutora e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos; Professora Substituta no Curso de Administração Pública da Universidade Estadual Paulista - Campus Araraquara.

Downloads

Como Citar

Colombo, L. A. (2017). Guerra fiscal na federação brasileira:: a contribuição das abordagens da Sociologia Econômica. Sociedade E Estado, 32(2), 291–312. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6282

Edição

Seção

Artigos