A teoria marxista da dependência:

papel e lugar das ciências sociais da Universidade de Brasília

Autores

  • Sadi Dal Rosso Universidade de Brasília - UnB
  • Raphael Lana Seabra Universidade de Brasília - UnB

Resumo

Propõe-se, neste artigo, analisar a contribuição da produção social de quatro intelectuais que trabalharam nos primórdios da Universidade de Brasília com relação à teoria marxista da dependência. São utilizados textos e memoriais produzidos à época e duas entrevistas realizadas recentemente, além da bibliografia sobre o assunto. Encontrou-se evidência de que a Universidade de Brasília foi lugar de embate teórico travado entre funcionalismo e marxismo, da necessidade de fundamentar a produção analítica dos intelectuais com o aporte metodológico e teórico do marxismo, da realização da crítica sobre a concepção da relação entre países que fazem parte do sistema mundial como desenvolvidos e subdesenvolvidos, sem com isso envolver uma relação de exploração, embora se tenha encontrado nos textos referências e raízes de elementos da teoria da dependência, tal como o mecanismo da exploração redobrada pela burguesia nacional e pelo capital internacional. O artigo destaca a formação militante de pelo menos três dos quatro intelectuais nas fileiras da Organização Revolucionária Marxista - Política Operária (Polop) e sua influência sobre a atuação política e a necessidade da revolução socialista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sadi Dal Rosso, Universidade de Brasília - UnB

Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília

Raphael Lana Seabra, Universidade de Brasília - UnB

Doutor em sociologia pela Universidade de Brasília e autor/organizador de Dependência e Marxismo: contribuição ao debate crítico latino-americano.

Downloads

Como Citar

Dal Rosso, S., & Seabra, R. L. (2016). A teoria marxista da dependência:: papel e lugar das ciências sociais da Universidade de Brasília. Sociedade E Estado, 31, 1029–1050. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6229