As correspondências entre José Enrique Rodó e Miguel de Unamuno:

o reencontro intelectual da Pátria Mãe com a Pátria Filha

Autores

  • Elisângela da Silva Santos Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Correspondência, Intelectualidade, América hispânica, José Enrique Rodó, Miguel de Unamuno

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar alguns temas presentes nas correspondências trocadas entre os autores José Enrique Rodó (1871-1917) e Miguel de Unamuno (1864-1936). Nessas cartas, podemos perceber um projeto intelectual que tinha como proposta traçar um intercâmbio de ideias e de relações entre a Espanha e a América Latina. Dentre os temas discutidos estão: os debates em torno de seus livros; a construção de um espírito coletivo com vistas a uma aproximação entre a Antiga Pátria Mãe e a Antiga Pátria Filha; suas produções ensaísticas; as condições políticas e históricas vivenciadas por Espanha e Uruguai; o positivismo e o idealismo; por fim, a religião e a ciência. Todos esses elementos foram debatidos pelos autores e serão retomados no texto com a finalidade de perceber em seus escritos uma aliança intelectual e espiritual entre os países envolvidos neste processo de colonização.

Downloads

Biografia do Autor

Elisângela da Silva Santos, Universidade Federal de Goiás

Doutora em ciências sociais pela Universidade Estadual Paulista (FFC-Marília). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás/ Campus Jataí.

Downloads

Como Citar

Santos, E. da S. (2016). As correspondências entre José Enrique Rodó e Miguel de Unamuno:: o reencontro intelectual da Pátria Mãe com a Pátria Filha. Sociedade E Estado, 31(1), 165–188. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6084