Da obediência ao consentimento:

reflexões sobre o experimento de Milgram à luz das instituições modernas

Autores

  • Sandra Leal de Melo Dahia Universidade Federal do Amazonas.

Palavras-chave:

Sistemas peritos, Confiança, Obediência, Responsabilidade moral, Consentimento

Resumo

O objetivo do presente ensaio é fornecer uma leitura sobre os resultados do clássico experimento de Stanley Milgram em torno da obediência à autoridade a partir de algumas categorias extraídas dos estudos teóricos do sociólogo Anthony Giddens e da filósofa Hannah Arendt. O texto está estruturado em torno de dois aspectos centrais. O primeiro afirma o contexto das tendências culturais e as características das instituições modernas como fatores decisivos para a compreensão dos resultados experimentais. Enfatiza, para tanto, a modalidade de confiança que os sistemas sociais, como os sistemas peritos, instauram na vida hodierna, capaz de produzir uma peculiar subordinação ao conhecimento científico e técnico, concomitante a uma plena desinformação sobre seus princípios de funcionamento. O segundo aspecto do artigo visa realçar a importância da responsabilidade moral dos sujeitos experimentais, propondo, com base nas reflexões de Hannah Arendt, o deslocamento do eixo central da análise do experimento da categoria obediência para a categoria consentimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Leal de Melo Dahia, Universidade Federal do Amazonas.

Doutora em sociologia pela Universidade Federal da Paraíba, professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

20-04-2016

Como Citar

Dahia, S. L. de M. (2016). Da obediência ao consentimento:: reflexões sobre o experimento de Milgram à luz das instituições modernas. Sociedade E Estado, 30(1), 225–241. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5959

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.