Nelson Rodrigues leitor de Gilberto Freyre:

o projeto teatral rodruiguiano em aliança com a Sociologia freyreana

Palavras-chave:

Nelson Rodrigues, Gilberto Freyre, Teatro, Hybris, Civilização

Resumo

Neste trabalho, proponho uma leitura da obra teatral de Nelson Rodrigues tendo em vista algumas questões que estão em jogo no campo teatral da segunda metade do século XX, o posicionamento do autor diante delas e o projeto teatral que ele explicita em seus textos. Dentro de um campo cultural marcado por intensas lutas sociais e políticas, Nelson Rodrigues produz suas peças tendo em vista uma função purificadora e redentora do teatro. Opondo-se a toda uma corrente de teatro engajado, propõe-se um teatro infestado de personagens intensos (tanto na expressão como na repressão sexual) que teriam a função de purificar o público. Esta aposta em um sentido e valor para o teatro dá-se a partir de algumas alianças, como, por exemplo, com a sociologia de Gilberto Freyre. Leitor e profundo admirador desse sociólogo, Nelson apropria-se, dentro de seu projeto teatral, de diversos elementos da sociologia freyriana como os excessos de violência física, sexual e sensual (marcas da hybris), assim como a análise da entrada de padrões de civilização importados que também se impõem pela marca da violência da repressão. A tensão entre o elemento da desmedida e o da disciplina gera uma série de personagens, situações e tensões que atravessam as obras e que podem ser pensadas como elementos de uma aliança estratégica.

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Publicado

28-04-2011

Como Citar

Nelson Rodrigues leitor de Gilberto Freyre:: o projeto teatral rodruiguiano em aliança com a Sociologia freyreana. (2011). Sociedade E Estado, 23(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5382

Edição

Seção

Artigos