A DISPUTA POLÍTICO-IDEOLÓGICA ENTRE A REFORMA AGRÁRIA REDISTRIBUTIVA E O MODELO DE REFORMA AGRÁRIA DE MERCADO DO BANCO MUNDIAL (1994-2005)

Autores

  • João Márcio Mendes Pereira Universidade Federal Fluminense - UFF

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Sociologia, Estado, Banco Mundial, Reforma agrária, Reforma agrária de mercado

Resumo

O trabalho analisa a disputa político-ideológica entre o modelo de reforma agrária de mercado (MRAM) do Banco Mundial (BM) e a reforma agrária redistributiva. Argumenta-se que o cerne dessa disputa reside no fato de que esse modelo foi criado para substituir o papel desapropriatório e redistributivo do Estado. Mostra-se que, em todos os países onde foi implementado (África do Sul, Colômbia, Guatemala e Brasil), as supostas vantagens atribuídas ao MRAM sobre a reforma agrária não se materializaram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Márcio Mendes Pereira, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA-UFRRJ.

Downloads

Publicado

18-05-2011

Como Citar

Pereira, J. M. M. (2011). A DISPUTA POLÍTICO-IDEOLÓGICA ENTRE A REFORMA AGRÁRIA REDISTRIBUTIVA E O MODELO DE REFORMA AGRÁRIA DE MERCADO DO BANCO MUNDIAL (1994-2005). Sociedade E Estado, 20(3), 611–646. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5184

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)