Para além de centro e periferia? Repensando a sociedade do trabalho contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202338010010

Palavras-chave:

Sociedade do trabalho. Precariedade. Indignidade. Capitalismo. Classes sociais.

Resumo

Esta resenha busca mostrar a contribuição do livro “A nova sociedade mundial do trabalho: para além do centro e periferia?” para compreender a sociedade do trabalho contemporânea. Fabrício Maciel lançou esta segunda edição em momento oportuno para retomar e renovar alguns debates sobre o aumento da precariedade a nível mundial e em especial no Brasil. A resenha traz os principais debates e contribuições de cada um dos oito capítulos, com foco na postura interpretativa do autor. A instigante e crítica releitura de grandes teóricos da sociologia e sua interpretação da sociedade do trabalho enquanto uma sociedade global é inovadora na sociologia do trabalho brasileira, bem como a incorporação do elemento da dignidade para se tratar do trabalho ora antes visto apenas como precário. Nesse sentido, este texto tem por objetivo aguçar a necessidade de aprofundamento da compreensão da sociedade do trabalho para além do nacionalismo metodológico que nos cerca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thalita Barreto Sarlo, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf)

Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (Uenf), RJ, Brasil.

Referências

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 2000.

BOLTANSKI, L.; CHIAPELLO, È. O novo espírito do capitalismo. 1ªed., São Paulo, Martins Fontes, 2009.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaios sobre a sociedade neoliberal. São Paulo, SP: Editora Boitempo, 2016.

MACIEL, FABRÍCIO. Todo trabalho é digno? Um ensaio sobre moralidade e reconhecimento na modernidade periférica. In: SOUZA, J. (Org.). A invisibilidade da desigualdade brasileira. Belo Horizonte: EdUFMG, 2006.

MACIEL, Fabrício. O trabalho que (in) dignifica o homem. In: SOUZA, Jessé. A ralé brasileira: quem é e como vive. São Paulo: Editora Contracorrente, 3ª edição, 2018. p. 263 – p.300.

MACIEL, Fabrício. O Brasil-nação como ideologia: a construção retórica e sociopolítica da identidade nacional. Rio de Janeiro, RJ: Autografia, 2020.

Downloads

Publicado

05-06-2023

Como Citar

Sarlo, T. B. (2023). Para além de centro e periferia? Repensando a sociedade do trabalho contemporânea. Sociedade E Estado, 38(01), 301–307. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202338010010

Edição

Seção

Resenhas

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.