RELAÇÃO TEXTO-IMAGEM NO BARROCO MINEIRO: A ARTE DAS ILUMINURAS

Autores

  • Cristina Ávila Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

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Resumo

Este artigo procede de várias e persistentes pesquisas feitas pela historiadora numa área ainda muito pouco estudada, a iconografia, ou seja, a análise da "escrita figurativa" ou da "linguagem dos sinais", da projeção de uma mensagem valendo-se de formas mediadoras e transmissoras da idéia, figurativas, como "imagens" ou "símbolos", como objetos e elementos da natureza. A pesquisa desenvolvida se refere especificamente à documentação relativa ao período colonial em Minas, na época em que predominava o "estilo barroco", assim genericamente denominado e que decorre do século XVIll até inícios do XIX. Abrange, especialmente, a documentação religiosa - predominante, então - registrando as devoções em imagens e pinturas representativas nos livros de Irmandades. Servindo-se, portanto, desse trabalho de descoberta de fontes, procurou a historiadora sintetizar o "primado do visual" da arte barroca, dando-lhe o contexto e sentido dinâmico da história colonial em Minas, ideologicamente conformada pelo espírito da religiosidade contra-reformista e pela tradição advinda do medievo.

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Biografia do Autor

Cristina Ávila, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

historiadora, professora da UFMG e presidente do Centro de Pesquisa do Barroco Mineiro.

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Publicado

12-08-2022

Como Citar

Ávila, C. . (2022). RELAÇÃO TEXTO-IMAGEM NO BARROCO MINEIRO: A ARTE DAS ILUMINURAS. Sociedade E Estado, 8(01 e 02), 108–154. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/43786