Apresentação

Dossiê: Caminhos de uma socioantropologia das escrituras do audiovisual

Autores

Palavras-chave:

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Felipe Kojima Hirano, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professor de antropologia da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Federal de Goiás (UFG), coordenador do Núcleo de Antropologia do Corpo, Percepção e Saúde (Corpora UFG). Além disso, coordena a coleção “Antropologia Hoje”, do Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo, faz parte do Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e da Comissão de Imagem e Som da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs)

Referências

BARBOSA, Andréa; CUNHA, Edgar Teodoro; HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. Imagem-conhecimento: antropologia, cinema e outros diálogos. Campinas, SP: Papirus, 2009.

BARBOSA, Andréa; CUNHA, Edgar Teodoro. Antropologia e imagem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

BARON, Cynthia; CARNICKE, Cynthia. Reframing screen performance. Michigan, MI: Michigan University Press, 2008.

CAIUBY NOVAES, Sylvia. O Brasil em imagens: caminhos que antecedem e marcam a antropologia visual no Brasil. In: MARTINS, Carlos Benedito; DUARTE, Luiz Fernando Dias. Horizontes das ciências sociais no Brasil - Antropologia. São Paulo: Barcarola, 2010.

CAIUBY NOVAES, Sylvia; ECKERT, Cornélia; SOUZA, José (Orgs.). O imaginário e o poético nas ciências sociais. Bauru, SP: Editora USC, 2005.

CAIUBY NOVAES, Sylvia; BARBOSA, Andréa; CUNHA Edgar Teodoro; FERRARI, Florencia; SZTUTAM, Renato; HIKIJI, Rose Satiko Gitirana (Orgs.). Escrituras da imagem. São Paulo: Editora USP; Fapesp, 2004.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia? São Paulo: Editora 34, 2010.

ECKERT, Cornelia; ROCHA, Ana Luiza. Antropologia da imagem no Brasil. Revista Iluminuras, v. 17, n. 41, 2016.

FELDMAN-BIANCO, Bela; MOREIRA LEITE, Míriam (Orgs.). Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas, SP: Papirus, 2005 [1998].

FERRAZ, Ana Lúcia Camargo; MENDONÇA, João Martinho de (Orgs.). Antropologia visual: perspectivas de ensino e pesquisa. Brasília: ABA, 2014.

GONÇALVES, Marco Antonio. O real imaginado - etnografia, cinema e surrealismo em Jean Rouch. Rio de Janeiro: Topbooks, 2008.

HIRANO, Luis Felipe Kojima. O antropólogo-cineasta e o nativo-a(u)tor: as transformações de Oumarou Ganda e Petit Touré em Eu, um negro, de Jean Rouch. Gesto, Imagem e Som (GIS) - Revista de Antropologia, v. 5, n. 1, 2020.

______. Grande Otelo: um intérprete do cinema e do racismo no Brasil. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2019.

______. Uma interpretação do cinema brasileiro através de Grande Otelo: raça, corpo e gênero em sua performance cinematográfica (1917-1993). Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

MENEZES, Paulo Roberto Arruda de. Arts and imagination: the Constitution of social interpretation. In: SCHULZ, Markus S. (Ed.). Frontiers of global sociology: research perspectives for the 21st Century. Berlin; New York: ISA, 2018.

______. Sociologia e Cinema - aproximações teórico-metodológicas. Teoria e Cultura, v. 12, n. 2, p. 17-36, 2017.

______. Cinema: imagem e interpretação. Tempo Social, v. 8, p. 83-104, 1996.

MARTINS, José de Souza; ECKERT, Cornelia; CAIUBY NOVAES, Sylvia (Orgs.). O imaginário e o poético nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 2005.

MONTE-MÓR, Patrícia. Descrevendo culturas: etnografia e cinema no Brasil. Revista Cadernos de Antropologia e Imagem, v. 1, n. 1, 1995.

PEIXOTO, Clarice. Antropologia e filme etnográfico: um travelling no cenário literário da antropologia. In: RAMOS, José Mário Ortiz. Cinema, televisão e publicidade: cultura popular de massa no Brasil nos anos 1970-1980. São Paulo: Annablume, 2004.

______. Antropologia visual no Brasil. Revista Cadernos de Antropologia e Imagem, v. 1, n. 1, 1995.

RAMOS, José Mário Ortiz. Cinema, televisão e publicidade: cultura popular de massa no Brasil nos anos 1970-1980. São Paulo: Annablume, 2004.

ROSSI, Túlio Cunha. Olhares digitais: aportes metodológicos para uma sociologia das imagens em mídias digitais. Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, v. 11, n. 2, 2021a.

______. O povo enquanto categoria fílmica: análise sociológica de Terra em Transe (1967) e Manhã Cinzenta (1969). Estudos de Sociologia, v. 26, n. 51, 2021b.

Downloads

Publicado

14-04-2022

Como Citar

Hirano, L. F. K. . (2022). Apresentação: Dossiê: Caminhos de uma socioantropologia das escrituras do audiovisual. Sociedade E Estado, 37(01), 17–23. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/42895