Apresentação
Dossiê: Caminhos de uma socioantropologia das escrituras do audiovisual
Palavras-chave:
.Downloads
Referências
BARBOSA, Andréa; CUNHA, Edgar Teodoro; HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. Imagem-conhecimento: antropologia, cinema e outros diálogos. Campinas, SP: Papirus, 2009.
BARBOSA, Andréa; CUNHA, Edgar Teodoro. Antropologia e imagem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
BARON, Cynthia; CARNICKE, Cynthia. Reframing screen performance. Michigan, MI: Michigan University Press, 2008.
CAIUBY NOVAES, Sylvia. O Brasil em imagens: caminhos que antecedem e marcam a antropologia visual no Brasil. In: MARTINS, Carlos Benedito; DUARTE, Luiz Fernando Dias. Horizontes das ciências sociais no Brasil - Antropologia. São Paulo: Barcarola, 2010.
CAIUBY NOVAES, Sylvia; ECKERT, Cornélia; SOUZA, José (Orgs.). O imaginário e o poético nas ciências sociais. Bauru, SP: Editora USC, 2005.
CAIUBY NOVAES, Sylvia; BARBOSA, Andréa; CUNHA Edgar Teodoro; FERRARI, Florencia; SZTUTAM, Renato; HIKIJI, Rose Satiko Gitirana (Orgs.). Escrituras da imagem. São Paulo: Editora USP; Fapesp, 2004.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia? São Paulo: Editora 34, 2010.
ECKERT, Cornelia; ROCHA, Ana Luiza. Antropologia da imagem no Brasil. Revista Iluminuras, v. 17, n. 41, 2016.
FELDMAN-BIANCO, Bela; MOREIRA LEITE, Míriam (Orgs.). Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas, SP: Papirus, 2005 [1998].
FERRAZ, Ana Lúcia Camargo; MENDONÇA, João Martinho de (Orgs.). Antropologia visual: perspectivas de ensino e pesquisa. Brasília: ABA, 2014.
GONÇALVES, Marco Antonio. O real imaginado - etnografia, cinema e surrealismo em Jean Rouch. Rio de Janeiro: Topbooks, 2008.
HIRANO, Luis Felipe Kojima. O antropólogo-cineasta e o nativo-a(u)tor: as transformações de Oumarou Ganda e Petit Touré em Eu, um negro, de Jean Rouch. Gesto, Imagem e Som (GIS) - Revista de Antropologia, v. 5, n. 1, 2020.
______. Grande Otelo: um intérprete do cinema e do racismo no Brasil. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2019.
______. Uma interpretação do cinema brasileiro através de Grande Otelo: raça, corpo e gênero em sua performance cinematográfica (1917-1993). Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
MENEZES, Paulo Roberto Arruda de. Arts and imagination: the Constitution of social interpretation. In: SCHULZ, Markus S. (Ed.). Frontiers of global sociology: research perspectives for the 21st Century. Berlin; New York: ISA, 2018.
______. Sociologia e Cinema - aproximações teórico-metodológicas. Teoria e Cultura, v. 12, n. 2, p. 17-36, 2017.
______. Cinema: imagem e interpretação. Tempo Social, v. 8, p. 83-104, 1996.
MARTINS, José de Souza; ECKERT, Cornelia; CAIUBY NOVAES, Sylvia (Orgs.). O imaginário e o poético nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 2005.
MONTE-MÓR, Patrícia. Descrevendo culturas: etnografia e cinema no Brasil. Revista Cadernos de Antropologia e Imagem, v. 1, n. 1, 1995.
PEIXOTO, Clarice. Antropologia e filme etnográfico: um travelling no cenário literário da antropologia. In: RAMOS, José Mário Ortiz. Cinema, televisão e publicidade: cultura popular de massa no Brasil nos anos 1970-1980. São Paulo: Annablume, 2004.
______. Antropologia visual no Brasil. Revista Cadernos de Antropologia e Imagem, v. 1, n. 1, 1995.
RAMOS, José Mário Ortiz. Cinema, televisão e publicidade: cultura popular de massa no Brasil nos anos 1970-1980. São Paulo: Annablume, 2004.
ROSSI, Túlio Cunha. Olhares digitais: aportes metodológicos para uma sociologia das imagens em mídias digitais. Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, v. 11, n. 2, 2021a.
______. O povo enquanto categoria fílmica: análise sociológica de Terra em Transe (1967) e Manhã Cinzenta (1969). Estudos de Sociologia, v. 26, n. 51, 2021b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Sociedade e Estado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.