EDUCAÇÃO, CONSTITUIÇÕES E CONSTITUINTE

Autores

  • Maria Francisca Salles Pinheiro Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

.

Resumo

Neste trabalho procurou-se recuperar, numa análise dos textos Constitucionais, os princípios básicos que orientam a política educacional em cada período. No contexto atual da Constituinte, o estudo nos remete a uma reflexão sobre os princípios educacionais condizentes com um quadro democrático.
O estudo divide-se em três partes: a primeira tece algumas considerações sobre o princípio da educação como direito de todos e dever do Estado; a segunda analisa a educação nos textos Constitucionais brasileiros; e a terceira procura estabelecer uma relação entre as questões abordadas nas Constituições e as tendências educacionais atuais.
Constatou-se, no desenvolvimento do trabalho, que as concepções educacionais em conflito no passado permanecem essencialmente as mesmas no presente e que deverão confrontar-se na Constituinte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Francisca Salles Pinheiro, Universidade de Brasília (UnB)

Professora da Universidade Federal da Paraíba e Doutoranda em Sociologia
na Universidade de Brasília

Referências

ALMINO, João. Era uma vez uma Constituinte. São Paulo, Editora Brasiliense, 1985.

ALVES, Márcio Moreira. Beabá dos MEC-USAID. Rio de Janeiro, Editora Gernasa, 1968.

BASTOS, Aurélio Wander. Constituições, Educação e Constituinte no Brasil. Rev. Educação Brasileira, nf 14, Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, Brasília, P semestre, 1985.

BRITTO, Luiz Navarro. Educação nos Textos Constitucionais.

Rev. do INEP, Vol. 65, n’ 151, Brasília, set./dez., 1984.

BUFFA, Ester. Ideologias em conflito: Escola Pública e Escola Particular. São Paulo, Cortez e Moraes, 1979.

CAMPANHOLE, Adriano e CAMPANHOLE, H. Lobo. Constituições do Brasil. São Paulo, Editora Atlas, 1984, 7^ edição.

CHAGAS, Valnir. O Ensino de P e 2V Graus — Antes, Agora e Depois? São Paulo, Editora Saraiva, 1984, 4? ed.

CUNHA, Luiz Antônio. A Universidade Temporã — O Ensino superior da colônia à era de Vargas. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1980.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação nas Constituições Brasileiras. Rev. Educação Brasileira, n? 14, CRUB, Brasília, P semestre de 1985.

DALLARI, Dalmo Abreu. Constituição e Constituinte. São Paulo, Editora Saraiva, 1985.

DURKHEIM, Émile. Educação e Sociedade. São Paulo, Edições Melhoramentos, 1973, 9? edição.

FAORO, Raymundo. A Remoção no País Anacrônico. Ciência Hoje, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Vol. 4, n’ 20, Rio de Janeiro, set./ out., 1985.

FAVARO, Maria de Lourdes. Educação nas Constituições Brasileiras Ontem e Hoje. Rev. Educação Brasileira, n? 14, CRUB, Brasília, P semestre, 1985.

FERNANDES, Florestan. Universidade Brasileira: Reforma ou Revolução? São Paulo, Editora Alfa-ômega, 1979.

FERRAZ, Esther de Figueiredo. "Vantagens e Desvantagens da Institucionalização do Ensino Superior Pago”. Documenta n’ 249, MEC-CFE, Brasília, agosto, 1981.

LASSALLE, Ferdinand. A Essência da Constituição. Rio de Janeiro, Editora Liber Juris, 1985.

MARSHALL, T.H. Cidadania, Classe Social e Status. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1967.

MARX, Karl. O Capital. Livro I, Vol. 1, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1977.

__________Crítica ao Programa de Gotha. Textos I. São Paulo, Edições Sociais, 1977.

__________Critica à Filosofia do Direito de Hegel. Lisboa, Biblioteca de Ciências Sociais, Editora Presença, sd.

MEC — Educação para Todos. Brasília, 1985.

MEC — Uma Nova Política para a Educação Superior Brasileira. Comissão Nacional para Reformulação da Educação Superior, Relatório Final, 1985.

RETRATO DO BRASIL. Crise da Educação. São Paulo, Editora Política, n? 31, 1984.

Downloads

Publicado

12-08-2022

Como Citar

Pinheiro, M. F. S. . (2022). EDUCAÇÃO, CONSTITUIÇÕES E CONSTITUINTE. Sociedade E Estado, 1(02), 29–53. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/39417

Edição

Seção

Artigos