Nota de Falecimento Homenagem a Jean Michel Fourcade

Main Article Content

Tania Mara Campos de Almeida
Christiane Girard Ferreira Nunes

Resumo

Homenagem a Jean Michel Fourcade



Com grande pesar, a revista Sociedade e Estado comunica o falecimento do professor Jean Michel Fourcade, em abril deste ano. Temos a honra de publicar um dos seus últimos escritos no presente dossiê, « Ciências Sociais e Saúde Mental: diálogos teóricos e experiências inovadoras ». Trata-se do artigo, em francês, Sociologie Clinique et Psychanalyse Intégrative, em que propõe uma reflexão instigante sobre uma epistemologia da complexidade em diálogo com a Sociologia. Psicanalista, filósofo e sociólogo, ensinou para públicos de vários países e muitos dos seus livros foram traduzidos ao português, deixando-nos uma herança intelectual significativa, especialmente nos campos que intitulam seu artigo. Ele participou tanto da fundação desses campos como de sua consolidação interdisciplinar.
Atualmente, era presidente da Association Fédérative Française des Organismes de Psychothérapie (AFFOP) e diretor da Nouvelle Faculté Libre (NFL), estabelecimento de ensino superior voltado à formação de psicanalistas integrativos e psicoterapeutas relacionais. Era ainda membro associado do Laboratoire de Changement Social et Politique da Université Paris 7 (França). Era ainda um amigo do Brasil, onde mantinha trocas constantes com inúmeros pesquisadores de diferentes regiões e em Brasília, no Departamento de Sociologia/UnB, a partir do grupo de Sociologia Clínica. O pesquisador e o amigo possuem um lugar na nossa história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Almeida, T. M. C. de ., & Nunes, C. G. F. (2020). Nota de Falecimento Homenagem a Jean Michel Fourcade. Sociedade E Estado, 35(01). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/31847
Seção
Homenagem

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>