Cidadania em espaços (sub)urbanos:
o Teatro do Oprimido no Alto da Cova da Moura e no Vale da Amoreira
DOI:
https://doi.org/10.1590/s0102-699220183302015Palavras-chave:
cidade, cidadania, arte, Teatro do OprimidoResumo
A partir do estudo das atividades desenvolvidas por dois grupos comunitários de Teatro do Oprimido - DRK (Alto da Cova da Moura, Amadora) e ValArt (Vale da Amoreira, Moita) -, procura-se compreender como pode a cidadania, através da arte, contribuir para a construção de cidades mais justas, e quais os desafios e limites que este processo enfrenta. A pesquisa desenvolvida juntamente com os jovens pertencentes a ambos os grupos mostra que é sobretudo através da revelação e valorização de suas experiências, histórias e narrativas pessoais e contextuais no âmbito de sua intervenção social e política através do teatro, que se combatem alguns dos efeitos nefastos da urbanização contemporânea e que se diluem as fronteiras que separam estes bairros do seu entorno.
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