O ENSINO DE FÍSICA NA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL I E ENSINO FUNDAMENTAL II SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

Autores

  • Emerson Avelino Medeiros Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcio Rodrigo Loos Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.7078

Palavras-chave:

Ensino de Física;, Ensino Fundamental;, Livros didáticos;, Recursos Educacionais

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo verificar e relatar o que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) sugerem a respeito de temas de Física nos Ensino Fundamental I e II na área de Ciências Naturais e comparar com o que os livros didáticos de Ciências analisados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2016 e 2017 trazem a respeito. A comparação mostra que, apesar de conteúdos de Física serem contemplados nos PCNs desde os primeiros anos do Ensino Fundamental I, poucos destes conteúdos são abrangidos nos livros didáticos.  Há, portanto, um déficit entre o conhecimento que se espera que os alunos adquiram e o conhecimento ofertado em livros didáticos. Esta desproporção pode ser um dos responsáveis pelo desinteresse e dificuldade dos alunos em aprender Física no Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Emerson Avelino Medeiros, Universidade Federal de Santa Catarina

CEP: 89036-256, Blumenau, Brasil

Marcio Rodrigo Loos, Universidade Federal de Santa Catarina

 CEP: 89036-256, Blumenau, Brasil.

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Publicado

2017-08-07

Como Citar

MEDEIROS, Emerson Avelino; LOOS, Marcio Rodrigo. O ENSINO DE FÍSICA NA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL I E ENSINO FUNDAMENTAL II SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–11, 2017. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.7078. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/7078. Acesso em: 17 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos