O ENSINO DE FÍSICA NA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL I E ENSINO FUNDAMENTAL II SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.7078Palavras-chave:
Ensino de Física;, Ensino Fundamental;, Livros didáticos;, Recursos EducacionaisResumo
O presente trabalho tem por objetivo verificar e relatar o que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) sugerem a respeito de temas de Física nos Ensino Fundamental I e II na área de Ciências Naturais e comparar com o que os livros didáticos de Ciências analisados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2016 e 2017 trazem a respeito. A comparação mostra que, apesar de conteúdos de Física serem contemplados nos PCNs desde os primeiros anos do Ensino Fundamental I, poucos destes conteúdos são abrangidos nos livros didáticos. Há, portanto, um déficit entre o conhecimento que se espera que os alunos adquiram e o conhecimento ofertado em livros didáticos. Esta desproporção pode ser um dos responsáveis pelo desinteresse e dificuldade dos alunos em aprender Física no Ensino Médio.
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