APRENDA FÍSICA COM SEU CELULAR: ESTIMANDO A ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE LOCAL USANDO O APLICATIVO PHYPHOX
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.57384Palavras-chave:
Phyphox. Celular. Aceleração da gravidade.Resumo
É fato que muitos estudantes não gostam de Física, por considerá-la complexa demais e enfadonha. Mas é igualmente verdade que os estudantes são “fissurados” em smartphones, usando-os, principalmente, para acessar redes sociais, usar aplicativos e jogar jogos online. Levando em conta esse cenário, surge o questionamento: será que o uso do smartphone como ferramenta pedagógica para o ensino da Física não deixaria a sua aprendizagem mais fácil e prazerosa para o discente? Com o intuito de responder a essa pergunta no presente trabalho, relata-se uma experiência de uma oficina com 41 estudantes de duas turmas do segundo ano do ensino médio técnico de uma escola pública da cidade de São José de Ribamar – MA, na qual objetivou-se estimar a aceleração da gravidade com o aplicativo de smartphone Phyphox, por meio de uma prática experimental, contando com uma participação proativa e empolgada dos estudantes. Para tanto os estudantes foram divididos em quatro equipes, ficando cada equipe responsável por fazer sua estimativa. Os resultados mostram que os objetivos da aula foram cumpridos, pois os valores experimentais da aceleração da gravidade foram obtidos com erros razoavelmente toleráveis para experimentos com fins educativos e com os discentes, ao final da oficina, relatando que gostaram bastante dessa forma inovadora de se aprender Física.
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