TENSÃO SUPERFICIAL DA ÁGUA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA POR MEIO DA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.57362

Palavras-chave:

Ensino de Física. Experimentação. Recursos didáticos. Tensão superficial.

Resumo

Este estudo analisa a validação de uma sequência didática para o ensino do conceito de tensão superficial, voltada a alunos do ensino médio, com ênfase na experimentação. Adotou-se a abordagem de pesquisa de desenvolvimento, estruturada em quatro etapas: contextualização, realização dos experimentos, explicação teórica e avaliação da sequência. A análise qualitativa dos dados coletados revelou que a abordagem investigativa foi eficaz no aprofundamento da compreensão dos alunos sobre a Física, promovendo maior engajamento e construção ativa do conhecimento. As atividades experimentais e recursos visuais foram cruciais para tornar o aprendizado mais significativo, despertando o interesse dos alunos e facilitando a integração entre teoria e prática. Além disso, os alunos desenvolveram habilidades investigativas e comunicativas, aumentando a autonomia no aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Souza da Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM, 2019), com Mestrado em Física (ênfase em Física da Matéria Condensada) pela mesma instituição (2024). Durante o mestrado, concentrou-se na síntese e caracterização de filmes finos de manganita de lantânio preparados pelo método sol-gel, investigando suas propriedades estruturais, térmicas e morfológicas. Utilizou técnicas como Difração de Raios X (DRX), Análises Termogravimétricas (TG-DTA), Microscopia de Força Atômica (AFM) e Espectroscopia (FTIR) para analisar as propriedades físico-químicas dos materiais. Atualmente, é doutorando no Programa de Física da UFAM (PPGFIS). Possui experiência no ensino de Física e em projetos educacionais, além de ser especializado em Ensino de Ciências e Matemática e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

Referências

ARAÚJO, M. S. T.; ABIB, M. L. V. S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003.

AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por Investigação: Problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo: Thomson, 2004. cap. 2, p. 19-33.

BATISTA, M.; FUSINATO, P. A.; BLINI, R. B. Reflexões sobre a importância da experimentação no ensino de física. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 31, n. 1, p.43-49, 2009. doi: <https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v31i1.380>.

BESERRA, A. A. Educação digital na educação 4.0: formação de professores e desafios sociais. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 11, p. 21402163, 2024. doi: <https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.15081>.

BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n. 3, p. 291313, 2002. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6607>. Acesso em: 18 abr. 2024.

CARVALHO, A. M. P. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 765794, 2018. doi: <https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183765>.

DALTIN, D. Tensoativos: química, propriedades e aplicações. São Paulo: Editora Blucher, 2011.

FRASER, J. Bombeamento de água acionado por tensão superficial: uma bomba d’água passiva de inspiração biológica. Tese (Doutorado) Universidade Stellenbosch, Stellenbosch. 2015.

GIL, A. X.; SILVA, A. S. A dinamicidade de modelos através de animações para o ensino de física. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 6, p. 593613, 2021. doi: <https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1413>.

LESH, R.; SRIRAMAN, B. Mathematics education as a design science. Zentralblatt für Didaktik der Mathematik, v. 37, n. 6, p. 490505, 2005. doi: <https://doi.org/10.1007/bf02655858>.

LOSS, L.; MACHADO, M. de L. Pressupostos teóricos e metodológicos da disciplina de física: experiências didáticas. XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvi/cd/resumos/T0210-2.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2009.

LOUREIRO, B. C. O. O uso das tecnologias da informação e comunicação como recursos didáticos no ensino de física. Revista do Professor de Física, v. 3, n. 2, p. 91100, 2019. doi: <https://doi.org/10.26512/rpf.v3i2.24315>.

MENDES, P. V. Mitos e verdades: soluções caseiras contra a dengue são medidas paliativas que podem até ser perigosas. Disponível em: link. Acesso em: 21 fev. 2025.

MUNFORD, D.; LIMA, M. E. C. C. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 9, n. 1, p. 89111, 2007. doi: <https://doi.org/10.1590/1983-21172007090107>.

OLIVEIRA, M. L. B. FREEFLOW-AXI: um ambiente de simulação de escoamentos axissimétricos com superfícies livres. f. 84. Dissertação (Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional) Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Inifersidade de São Paulo, São Carlos. 2002. doi: <https://doi.org/10.11606/D.55.2002.tde-29112002-164102>. Acesso em: 18 abr. 2024.

PARA. Para Pais e Professores. Disponível em: https://images.app.goo.gl/7aRompSxtC9xoXAa6. Acesso em: 21 fev. 2025.

PELLA, M. O. The laboratory and science teaching. The Science Teacher, v. 28, n. 5, p. 2931, 1961.

PLOMP, T. Educational design research: An introduction. Educational design research, p. 1150, 2013.

SÁ-SILVA, J. R.; SILVA, A. L. P.; MORAES, O. A.; SANTOS, A. J. S. Problematizações sobre o ensino de ciências por investigação na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 1, p. 10951109, 2023. doi: <http://dx.doi.org/10.51891/rease.v9i1.8334>.

SILVA, J. C. X.; LEAL, C. E. S. Proposta de laboratório de física de baixo custo para escolas da rede pública de ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 1, p. e1401, 2017. doi: <https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2016-0167>. Acesso em: 18 abr. 2024.

STILCK, J. F.; BRUM, R. M. Reversible limit of processes of heat transfer. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 4, p.4306, 2013. doi: <https://doi.org/10.1590/s1806-11172013000400006>. Acesso em: 18 abr. 2024.

WESENDONK, F. S.; TERRAZZAN, E. A. Condições acadêmico-profissionais para a utilização de experimentações por professores de Física do Ensino Médio. Revista ENCITEC, v. 10, n. 1, p. 3955, 2020.

ZANELLI, J. C. Pesquisa qualitativa em estudos da gestão de pessoas. Estudos de Psicologia (Natal), v. 7, p. 7988, 2002.

ZANON, L. B.; PALHARINI, E. M. A química no ensino fundamental de ciências. Química Nova na Escola, v. 2, p. 1518, 1995.

Downloads

Publicado

2025-05-23

Como Citar

DA SILVA, Alexandre Souza. TENSÃO SUPERFICIAL DA ÁGUA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA POR MEIO DA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DE FÍSICA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 513–531, 2025. DOI: 10.26512/rpf.v9i1.57362. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/57362. Acesso em: 9 dez. 2025.