TENSÃO SUPERFICIAL DA ÁGUA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA POR MEIO DA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.57362Palavras-chave:
Ensino de Física. Experimentação. Recursos didáticos. Tensão superficial.Resumo
Este estudo analisa a validação de uma sequência didática para o ensino do conceito de tensão superficial, voltada a alunos do ensino médio, com ênfase na experimentação. Adotou-se a abordagem de pesquisa de desenvolvimento, estruturada em quatro etapas: contextualização, realização dos experimentos, explicação teórica e avaliação da sequência. A análise qualitativa dos dados coletados revelou que a abordagem investigativa foi eficaz no aprofundamento da compreensão dos alunos sobre a Física, promovendo maior engajamento e construção ativa do conhecimento. As atividades experimentais e recursos visuais foram cruciais para tornar o aprendizado mais significativo, despertando o interesse dos alunos e facilitando a integração entre teoria e prática. Além disso, os alunos desenvolveram habilidades investigativas e comunicativas, aumentando a autonomia no aprendizado.
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