O ATO DA MEDIÇÃO EM ESCALA QUÂNTICA NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.56808

Palavras-chave:

Sobreposição de estados. Medida quântica. Tabuleiro de Galton.

Resumo

Comumentemente, os livros didáticos de Física do Ensino Médio se limitam a discutir o ato de medida apenas em escala macroscópica (Física Clássica), enquanto que uma medida realizada em escala microscópica (Física Quântica) se dá de forma totalmente diferente. Diferença esta devido a natureza probabilística e indeterminista que é intrínseca à Mecânica Quântica, totalmente oposta à natureza exata e determinista da Física Clássica. O presente trabalho tem como objetivo ampliar a noção a respeito de uma medida e distinguir consequências de medida clássica e quântica. Além de viabilizar a abordagem do tema no componente curricular Física, no Ensino Médio, lançando mão do Tabuleiro de Galton como exemplificação a fim de facilitar a apreensão do tópico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hara Dessano Menezes , Universidade de Brasília

Possui doutorado (2019), mestrado (2014), bacharelado (2008) e licenciatura (2005) em Física pela Universidade de Brasília - UnB. Atualmente participa do grupo de pesquisa Produto Estrela, que estuda aspectos teóricos em Mecânica Quântica e Teoria de Campos. É docente do campus Taguatinga do Instituto Federal de Brasília, o qual possui o curso de licenciatura em Física.

Referências

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R.; FERRARO, N. G.; PENTEADO, P. C. M.; TORRES, C. M. A.; SOARES, J.; CANTO, E. L.; LEITE, L. C. C. Moderna Plus: ciências da natureza e suas tecnologias. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2020.

BEZERRA, L. M. Ser protagonista: ciências da natureza e suas tecnologias. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.

COHEN-TANNOUDJI, C.; DIU, B.; LALOË, F. Quantum Mechanics. Wiley, 1977. (A Wiley - Interscience publication, v. 1).

DOCA, R. H.; BÔAS, N. V.; BISCUOLA, G. J. Física. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

GASPAR, A. Compreendendo a física. 2. ed. São Paulo: Ática, 2013.

GODOY, L. P.; DELLAGNOLO, R. M.; MELO, W. C. Multiversos: ciências da natureza. 1. ed. São Paulo: FTD, 2020.

GRIFFITHS, D. Mecânica Quântica. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

HALLIDAY, D.; WALKER, J.; RESNICK, R. Fundamentos de física: óptica e física moderna. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

HEISENBERG, W. Quantum-theoretical re-interpretation of kinematic and mechanical relations. Z. Phys, v. 33, p. 879-893, 1925.

HOERNIG, A. F.; MASSONI, N. T.; HADJIMICHEF, D. Física Quântica na Escola Básica: investigações para a promoção de uma Aprendizagem Conceitual, Histórica e Epistemológica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e20210044, 2021.

LIRA, D. F. Triângulo de Pascal e a Meritocracia: uma sequência didática com o uso do tabuleiro de Galton. f. 98. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-graduação em Matemática, Universidade Federal Rural do Semi-árido, 2021.

MORTIMER, E.; HORTA, A.; MATEUS, A.; MUNFORD, D.; FRANCO, L.; MATOS, S.; PANZERA, A.; GARCIA, E.; PIMENTA, M. Matéria, energia e vida: uma abordagem interdisciplinar. 1. ed. São Paulo: Scipione, 2020.

PESSOA JR., O. Física: Estudos filosóficos e históricos. AFHIC, 2006.

PIETROCOLA, M.; POGIBIN, A.; ANDRADE, R. de; ROMERO, T. R. Física em contextos. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2016.

PROBABILIDADE PLINKO. Disponível em: link. Acesso em: 13 ago. 2024.

RODITI, I. Dicionário Houaiss de Física. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

SANTOS, G. M. Conceitos estatísticos no desenvolvimento de metodologias interdisciplinares de ensino. f. 168. Dissertação (Mestrado) Pós-graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2008.

SANTOS, K. C. Diálogo: ciências da natureza e suas tecnologias. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2020.

THOMPSON, M.; RIOS, E. P.; SPINELLI, W.; REIS, H.; SANTANNA, B.; NOVAIS, V. L. D.; ANTUNES, M. T. Conexões: ciências da natureza e suas tecnologias. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2020.

VARELA, J. O século dos quanta. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2004.

Downloads

Publicado

2025-05-28

Como Citar

DESSANO MENEZES , Hara; LIMA DE AZEVEDO, Aissa. O ATO DA MEDIÇÃO EM ESCALA QUÂNTICA NO ENSINO DE FÍSICA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 559–567, 2025. DOI: 10.26512/rpf.v9i1.56808. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/56808. Acesso em: 9 dez. 2025.