O ATO DA MEDIÇÃO EM ESCALA QUÂNTICA NO ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.56808Palavras-chave:
Sobreposição de estados. Medida quântica. Tabuleiro de Galton.Resumo
Comumentemente, os livros didáticos de Física do Ensino Médio se limitam a discutir o ato de medida apenas em escala macroscópica (Física Clássica), enquanto que uma medida realizada em escala microscópica (Física Quântica) se dá de forma totalmente diferente. Diferença esta devido a natureza probabilística e indeterminista que é intrínseca à Mecânica Quântica, totalmente oposta à natureza exata e determinista da Física Clássica. O presente trabalho tem como objetivo ampliar a noção a respeito de uma medida e distinguir consequências de medida clássica e quântica. Além de viabilizar a abordagem do tema no componente curricular Física, no Ensino Médio, lançando mão do Tabuleiro de Galton como exemplificação a fim de facilitar a apreensão do tópico.
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