ENSINO SIGNIFICATIVO DE ENERGIA ELÉTRICA USANDO REPARO DE LÂMPADAS LEDS
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.56398Palavras-chave:
Eletrodinâmica. Uso sustentável. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. Lâmpadas de Led. Transporte eletrônico.Resumo
O relatório do IPCC (2023) alerta para a necessidade urgente de reduzir as emissões de gases de efeito estufa para evitar um aumento médio de 2º na temperatura global em menos de uma década. Este aumento intensifica eventos climáticos extremos, como enchentes e secas. A recomendação é a substituição de matrizes energéticas baseadas em combustíveis fósseis por fontes sustentáveis como solar, eólica e hidrogênio. Por outro lado, uma ação de consciência individual é crucial para um uso crítico e sustentável da energia, o que exige conhecimento científico, que pode ser promovido nas escolas. O ensino de física, especialmente eletrodinâmica, pode incentivar reflexões críticas sobre consumo energético e sustentabilidade. Nesse contexto, foi desenvolvida uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com oito aulas, incluindo experimentos, vídeos e uma oficina técnica para habilitar de forma dialógica e problematizadora o reparo de lâmpadas LED. Essa proposta foi aplicada a alunos do 2º ano do ensino médio em Mauá, integrando ciência e sustentabilidade para promover uma aprendizagem significativa. A avaliação dessa aplicação foi positiva por indicar nos alunos a aprendizagem significativa sobre o assunto após eles terem participado da sequência de aulas e propiciar a significação da importância da sustentabilidade nos alunos.
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