USO DO INTERFERÔMETRO MACH-ZEHNDER EM SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA ANÁLISE DA DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.56160Palavras-chave:
Sequência de Ensino Investigativa. Interferômetro Mach-Zehnder. Dualidade onda-partícula. Interpretações da Mecânica Quântica.Resumo
O objetivo do presente artigo é o de propor um ambiente experimental envolvendo o uso do Interferômetro Mach-Zehnder (físico e virtual) para a análise da dualidade onda-partícula, sob o viés de algumas interpretações da Mecânica Quântica. Para isso, aplicou-se uma metodologia de ensino baseada em uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) junto a alunos do Ensino Médio de um Instituto Federal público brasileiro. O elemento motivador dessa ação foi o de averiguar se o chamamento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para que a área de Ciências da Natureza contribua “com a construção de uma base de conhecimentos contextualizada” (Brasil, 2018, p. 537), quando respondido, realmente promove resultados positivos no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados da aplicação da SEI demonstraram favoráveis à perspectiva de que a prática e os exemplos concretos são, de fato, protagonistas da aprendizagem propiciando o conhecimento, o envolvimento e o interesse dos alunos. Sendo assim, espera-se que o que é trazido ao público neste artigo seja de proveito e inspiração para outras práticas benfazejas no âmbito do ensino de Física.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D. P. Psicología educativa: um punto de vista cognoscitivo. Tradução ao espanhol de Roberto Helier. México: Editorial Trillas, 1976.
BOHR, N. O Postulado Quântico e o Recente Desenvolvimento da Teoria Atômica. Trad. Osvaldo Pessoa Jr. In: PESSOA JR., O. (Org.). Fundamentos de Física I Simpósio David Bohm. São Paulo: Livraria da Física, 2000. p. 135-159.
BOHR, N. Física Atômica e Conhecimento Humano (Ensaios 1932-1957). Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 1995.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília, DF: Ministério da Educação, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf>. Acesso em: 02 maio 2023.
CAPECCHI, M. C.; CARVALHO, A. M. Atividade de laboratório como instrumento para a abordagem de aspectos da cultura científica em sala de aula. Pro-Posições, v. 17, n. 1, p. 137-153, 2016.
CARVALHO, A. M. P. O Ensino de Ciências e a Proposição de Sequências de Ensino Investigativas. In: (Org.). Ensino de Ciência por Investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2017. p. 1-20.
CARVALHO, A. M. P.; SASSERON, L. H. Ensino de Física por Investigação: referencial teórico e as pesquisas sobre as sequências de ensino investigativas. Ensino Em Revista, v. 22, n. 2, p. 249-266, 2015.
DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez, 1998.
HEISENBERG, W. Física e Filosofia. 3. ed. Trad. Jorge Leal Ferreira. Brasília: Editora UnB, 1995.
LING, S. J. et al. University Physics III - Optics and Modern Physics. Houston: Rice University Press, 2021. Disponível em: <https://openstax.org>. Acesso em: 06 nov. 2023.
OSTERMANN, F. Virtual Mach-Zehnder Interferometer. Version 6. Porto Alegre: UFRGS, 2017. Disponível em: <http://www.lief.if.ufrgs.br/~cjhc/vmzi.html>. Acesso em: 05 maio 2023.
PESSOA JR., O. Conceitos de Física Quântica. 4. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019. Vol. 1.
PESSOA JR., O. Interferometria, Interpretação e Intuição: Uma Introdução Conceitual à Física Quântica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 19, n. 1, p. 27-48, mar. 1997.
PESSOA JR., O. Interferômetro de Mach-Zehnder. In: Conceitos de Física Quântica: Curso de um semestre (2023). São Paulo: USP, 2023. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7654961/mod_resource/content/1/CFQ6a-02.pdf>. Acesso em: 03 maio 2023.
YOUNG, T. On the Theory of Light and Colours. The Bakerian Lecture, 1801. Disponível em: <http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k55897m/f1.chemindefer>. Acesso em: 02 maio 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do Professor de Física

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).